Esta especialização é fruto de uma longa experiência na formação de catequistas realizada pelo IRPAC-Instituto Regional de Pastoral Catequética. O grande diferencial do curso é o cultivo da Espiritualidade, da cultura do Encontro e do Diálogo, através de acompanhamento pessoal e de uma metodologia participativa e orante, que leva a uma experiência de fé adulta.
Em diálogo com a cultura contemporânea, o curso oferece novas perspectivas e linguagens para a catequese, sobretudo na cultura urbana e digital, dando destaque à “via da beleza”.
Além das disciplinas, o curso oferece oficinas, vivências, palestras, cine-fórum. O curso, realizado durante 12 dias na primeira quinzena de janeiro de cada ano, possui alunos de 26 dioceses do Regional. O Curso de Especialização em Catequética é uma parceria da PUC-MINAS com o Regional Leste 2 da CNBB. Deseja qualificar catequistas e coordenadores de catequese, para que possam colaborar na formação de catequistas e na dinamização do processo de Iniciação à Vida Cristã.
A Especialização em Catequética (Pós-Graduação) ou Aperfeiçoamento Catequético (para quem só possui o Ensino Médio) da PUC-Minas e o Regional Leste 2 foi realizada em Belo Horizonte, na Casa de Retiros São José, de 6 a 18 de janeiro de 2019. Foram 96 alunos nos módulos II, III e IV.
Objetivos do curso:
Concluíram o curso quatro catequistas da Diocese de Guanhães:
A necessidade desta renovação pastoral se dá por conta da mudança dos interlocutores (as pessoas que procuram os sacramentos). Mudaram os valores, os modelos, as alegrias, as esperanças, as tristezas e alegrias das pessoas de hoje. Nos dias atuais a prática religiosa não é mais uma tradição herdada da família, mas é uma escolha pessoal que é motivada, principalmente, pela atração que a comunidade cristã exerce sobre as pessoas. (Doc 107)
URGÊNCIA DE UM NOVO PROCESSO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ
Todos concordam que a realidade atual é complexa pela sua pluralidade. Por isso é preciso que nos esforcemos e, principalmente, nos deixemos ser revitalizados pelo impulso do Espírito Santo para que juntos, como Igreja, saibamos acolher o chamado para uma nova evangelização, marcada pelo ardor missionário (IVC 52). É preciso, tornar viva em nossa ação o apelo do Documento de Aparecida: “A Igreja necessita de uma forte comoção que a impeça de se instalar na comodidade, no estancamento e na indiferença, à margem do sofrimento dos pobres do Continente. Necessitamos que cada comunidade cristã se transforme num poderoso centro de irradiação da vida em Cristo. (DocAp 362).
Antes de deixar este mundo, Jesus Cristo enviou seus discípulos em missão: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura” (Marcos 16,15). Jesus envia seus discípulos como fermento, sal e luz ao mundo. O fermento, quando misturado à massa, desaparece. No entanto, a massa já não é mais a mesma. (Doc 105).
E é isto, ao participar deste processo formativo tão enriquecedor, já não somos as mesmas pessoas. A cada disciplina estudada, percebemos a importância de sempre nos prepararmos, de buscarmos formação para esta grande missão de evangelizar. Foram doze dias em o4 janeiros deste processo valiosos. Além de você se encantar e reencantar por Jesus, aprendemos a importância de se relacionar com você mesma, com o outro e com Deus.
Agradeço a Deus e a todos que me proporcionaram este curso e, principalmente, ao meu pároco. Agora é colocar os pés a caminho, percorrer o itinerário da iniciação cristã com ações evangelizadoras que provoquem uma maior adesão ao projeto de Jesus. Que outras catequistas sintam o coração arder para fazer o IRPAC.
Louvado seja Deus! Vera Pimenta