Rio Vermelho

Paróquia de Nossa Senhora da Pena 

RIO VERMELHO/ MG
PADRE EDMILSOM HENRIQUE CÂNDIDO
Comunidades: Cruz Lavrada, Grota do Paiol, Grota do Baú, Córrego Quente, Mundo Velho de Cima, Lajes, Matão, Ribeirão de Contendas de Cima, Ribeirão de Contendas de Baixo, São Gregório, Córrego do Meio, Pedra Menina, Grota da Serra, Mundo Velho de Baixo, São João do Gregório, Lajeado, Cachoeira da Pedra, Cocais do Meio, Jacurizinho, Soledade, Córrego dos Andrés, Mundo Velho do Meio, Colodino, Mercês de Fortaleza, Bananal, Ribeirão dos Lopes, Viana, Caraça, Boa Vista, Bragança, Brumado, São José do Cocais, Brejinho, São Vicente, Grota do Engenho, Pedra Branca, Vargem da Paula, Torrado, Chapadinha, Magalhães, Asilo, Madragoa, Ponte, Rosário, Córrego do Arroz.
Rio Vermelho é um município do Vale do Rio Doce, que fica a 80 Km do Serro e a 80 km da sede da diocese, Guanhães/ MG. Sua população, estimada em 2008, era de 15.314 habitantes. Tem uma área de 987 Km² e uma densidade populacional de 14,4 hab/ Km². Sua economia se baseia principalmente na agricultura, na pecuária e na produção do “Queijo do Serro”.
Datas comemorativas e celebrativas 
1 – Festa de São Sebastião, janeiro: Barraquinhas de rua onde são leiloados produtos doados, ao ar livre. Local: Avenida Aurélio Magalhães.
2- Semana do Fazendeiro, julho: shows sertanejos todas as noites, barraquinhas, exposição agropecuária, desfile de montaria, concursos de marcha, queijo, cachaça, rapadura entre outros. Local: Parque de Exposição.
3 – Festa do Divino Espírito Santo, semana de Pentecostes. É rezada a novena na Matriz. Não há barraquinhas para melhor aproveitamento do tempo da oração.
4 – Reza-se também a Via-Sacra pelas ruas, às sextas-feiras da Quaresma e o terço, nas casas, durante todo o mês de maio.
5 – Festa de Nossa Senhora da Pena, padroeira e Semana da Família, agosto: Barraquinhas de rua com música pelos cantores locais ao ar livre. Ocorrem leilões de quitutes caseiros. Local: Avenida Aurélio Magalhães.
6 – Jogos da Primavera, setembro: Uma semana de jogos estudantis, todas as modalidades esportivas para todas as idades. Local: Quadra de Esportes.
7 – Celebrações de Natal e Ano Novo.  Acolhendo os “filhos” que moram em outras cidades.
História 
Segundo a tradição, o arraial iniciou-se no lugar denominado Magalhães, nome do primeiro habitante da região, que, ao morrer, legou a Nossa Senhora da Pena mais de 100 alqueires de terra, que constituem, atualmente, a cidade de Rio Vermelho/ MG.
Diz-se ainda que o arraial foi fundado por Antônio Gonçalves Torreão, por volta de 1776. O povoamento se dá à beira do rio Barreiras, ponto de cruzamento das antigas estradas de Diamantina para Minas Novas e Filadélfia (hoje Teófilo Otoni/ MG).
Em 1891, confirma-se a criação do distrito, denominado Nossa Senhora da Pena do Rio Vermelho, integrado ao município de Serro/ MG. Em 1938, o distrito passa a se chamar Rio Vermelho – nome do rio que atravessa o território de leste a oeste, de tonalidade avermelhada. Aos 31 de Janeiro de 1939, é criado o município, composto de dois distritos: o da sede e o de Mãe dos Homens (hoje município de Materlândia/ MG), ambos desmembrados do Serro. Em 1989, o Município foi elevado a Comarca de Rio Vermelho.
Os bens imóveis de caráter religioso mais relevante para o município são: a Capela de Nossa Senhora do Rosário, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Pena e a casa paroquial. Mesmo estando a Matriz bastante descaracterizada, sua localização privilegiada na Praça Nossa Senhora da Pena contribui para seu destaque na vida cotidiana da cidade. A Capela de Nossa Senhora do Rosário e a casa paroquial se encontram pouco alteradas, sendo bons exemplares da arquitetura colonial.
Alguns dos padres que por aqui passaram marcando nossa história: 
” Padre Marcos Vaz Mourão
” Padre Francisco de Paula Câmara
” Cônego José Inácio de Melo
” Cônego José Duque de Oliveira
” Padre Raimundo Antônio de Lisboa
” Padre Jadir Ferreira De Moura
” Padre Tarciso Mourão
” Padre Dilton Maria Pinto
” Padre Osvanil do Nascimento
” Padre Derci da Silva
Atualmente a paróquia é composta por 45 comunidades. Sendo cinco (7) urbanas e trinta e oito (38) rurais. Tem uma comunidade religiosa feminina com duas irmãs residindo, “Irmãs Filhas de Maria Imaculada.”
As pastorais em andamento são: Pastoral do Batismo, Pastoral Familiar, Pastoral da Criança, Pastoral do Dízimo Missionário, Infância Missionária, Pastoral Litúrgica, Pastoral Catequética, Pastoral da Juventude e outras que estão iniciando.
Pastorais e obras sociais: Vicentinos, APAE, creche.

Contato

Endereço:
Praça Nossa Senhora da Pena, 304 – Rio Vermelho, MG.
CEP 39170-000
Telefone:
(33)3436-1222

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto:

Arquivo