Braúnas – MG

Paróquia Nossa Senhora do Amparo
Administrador Paroquial: Padre Filipe Ferreira Coelho
Comunidades: Barroadas, Vargem Grande, Santa Rita, Córrego Alto, Canoas, Quilombo, Salto Grande, Barretina, Ivos, Córrego Grande, Gaspar, Jerônimos, Areias.
História
De acordo com retalhos de escritos, Braúnas esteve, por muitos anos, ligada, como capela, à paróquia de Dores de Guanhães. Foi elevada à categoria de paróquia em 03 de dezembro de 1851 e instalada oficialmente em 31 de janeiro de 1852. Inicialmente, incluía também todo o município de Açucena. A história dos 50 primeiros anos da paróquia é incompleta e obscura. O primeiro pároco foi o padre Bento Félix, que começou a administrar a paróquia a partir de sua instalação. Ele faleceu em Patrocínio de Guanhães, hoje Virginópolis.
Braúnas, inicialmente, pertencia à Diocese de Mariana, depois passou para a Diocese de Diamantina, seguindo para Itabira/Fabriciano e hoje, Guanhães.
Hoje, na memória do povo braunense, residem as figuras de padre José Augusto de Oliveira e padre Domingos Gonçalves do Carmo, que ficou na paróquia por 32 anos. Esta paróquia foi marcada também pela presença das irmãs Salvatorianas que imprimiram seu rosto pastoral. Elas atuaram aqui durante 10 anos (de 1972 a 1982). Sua atuação não se restringiu ao campo religioso. Elas atuaram na educação, na saúde, nos esportes e, é claro, na formação de agentes de pastoral, muitos deles atuantes até hoje. Celebravam a palavra de Deus, os batizados e até assistiam aos matrimônios.
Pastorais, festas e devoções 
Atualmente, a Paróquia Nossa Senhora do Amparo funciona através das pastorais com seus respectivos agentes: Pastoral da Criança, Pastoral catequética, Pastoral do Batismo e Matrimônio, Liturgia, Ministros da Eucaristia.
 A festa principal da paróquia é a da padroeira Nossa Senhora do Amparo, celebrada no dia 31 de maio. Como em todo o Brasil, o povo tem uma devoção muito grande a Nossa Senhora Aparecida. Outra Santa que tem as graças do povo é Santa Luzia. A paróquia é composta por 41 comunidades de base incluindo a sede, e cada comunidade celebra também a festa de seu padroeiro(a).
O povo 
A população urbana é bastante reduzida. Como toda cidade rural nas proximidades de grandes pólos industriais, Braúnas é uma comunidade flutuante no que se refere à juventude. Os jovens saem muito à procura de emprego ou para estudar. As comunidades rurais são pobres, mas muito animadas, sente-se realizado quem visita esse povo. Em muitas delas funcionam a catequese e as celebrações dominicais. O conjunto da paróquia, incluindo toda a parte rural, não é populoso. Provavelmente a população não passa de 6.000 habitantes. A população é na maioria agropecuarista, na atualidade bastante decadente devido ao esvaziamento da região rural.
Estrutura 
Na sede paroquial, temos uma igreja grande e nova, construída com o empenho dos padres e suor do povo daqui. Temos um salão que precisa de uma boa reforma. Temos amplas salas de catequese. De modo geral, nossa estrutura física é boa. O prédio da igreja antiga será usado para trabalhos com jovens e adolescentes. Uma investida do conselho municipal da criança e do adolescente em parceira conosco.
Missões 
Agora estamos preparando as missões diocesanas que terão início aqui em Braúnas. Estamos nos preparando para receber os missionários e missionárias que levarão muito ânimo para nossas comunidades. As missões serão vivenciadas nas famílias e nas comunidades, com visitas domiciliares durante o dia e à tarde ou noite celebrações na igreja ou outro lugar de acordo com as peculiaridades locais. As atividades – procissões, caminhadas, encontros etc. – serão escolhidas e direcionadas, levando-se em conta a criatividade dos coordenadores e as necessidades de cada comunidade.
Epílogo 
Sem dúvida, a história desta paróquia é marcada pelo heroísmo de muitas pessoas, tendo em vista as dificuldades aqui enfrentadas. Quanto trabalho sofrido de sacerdotes e outros cristãos que aqui deixaram suas marcas, rondando dias e noites a pé ou em lombos de burro por estas encostas agrestes tentando plantar as sementes do Reino de Deus. Por tudo isso, Deus seja louvado!!!
Texto organizado por Ruth Siman e padre José Adriano

Contato

Endereço:
Praça Padre José Augusto de Oliveira, s/n
Braúnas, MG.
CEP: 35160-000

Telefone:
(33) 3425-1116

Whatsapp:

(33) 98802-4500

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto:

Arquivo