No domingo, 14 de janeiro alguns casais da paróquia de São João Evangelista conduziram o estandarte criado para o Ano do Laicato, aos fiéis da paróquia de Peçanha, na comunidade de Cantagalo. Esse estandarte criado por membros do CNLB, foi entregue por Vera Pimenta, representando os leigos da diocese de Guanhães, ao Dom Jeremias, em novembro de 2017 em Belo Horizonte, ao final da Assembleia dos bispos do Regional Leste II, quando aconteceu a Abertura oficial nesse Regional .
O ícone com a pintura da Sagrada Família percorrerá a Diocese. Saindo da Paróquia Nossa Senhora Aparecida- Pito, seguiu para a Paróquia de São João Evangelista e no domingo, foi conduzido à paróquia de Peçanha, sendo entregue à comunidade paroquial de Cantagalo; depois seguirá para a Comunidade matriz e permanecerá por alguns dias até a data de ser enviada à próxima paróquia.
O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14. Segundo o bispo de Caçador (SC), dom Severino Clasen, presidente da Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato, pretende-se trabalhar a mística do apaixonamento e seguimento a Jesus Cristo. “Isto leva o cristão leigo a tornar-se, de fato, um missionário na família e no trabalho, onde estiver vivendo”, disse o bispo.
O Ano do Laicato tem como objetivo geral: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.