Papa Francisco, convocou toda a Igreja para celebrar “o Jubileu dos Presos” no dia 6 de novembro de 2016 -PASTORAL CARCERÁRIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS – CNBB LESTE 2

PASTORAL CARCERÁRIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS – CNBB LESTE 2

pastoralcarcerariaRua Além Paraíba, 208 -Sala 10 – Lagoinha

32.210-120 Belo Horizonte MG

Tel: (31) 3428.8360

pcrleste2mg1@gmail.com

Belo Horizonte, 01 de outubro de 2016.

Exmo. Revmos. Srs. (Arce) Bispos.

Revmos. Srs. Coordenadores Diocesanos de Pastoral.

Prezados Srs. e Sras. Assessores, Articuladores e Coordenadores da Pastoral Carcerária.

“Lembre-se dos presos como se vocês estivessem na prisão com eles.”

(Hb 13,3).

O Jubileu Extraordinário da Misericórdia tem como lema “Sede misericordiosos como o Pai”. A celebração iniciou-se em 8 de dezembro de 2015 e prosseguirá até 20 de novembro deste ano. O Ano Santo marca as celebrações do 50º aniversário do encerramento do Concílio Vaticano II. A iniciativa convida os fiéis do mundo inteiro a celebrarem o Sacramento da Reconciliação.

A abertura da Porta Santa no Vaticano, pelo Papa Francisco, deu início, oficialmente, ao Ano da Misericórdia. Nas Dioceses de todo o mundo foram abertas as “portas da misericórdia” nos Santuários e Catedrais em sinal de comunhão entre as igrejas particulares.

Nosso querido Papa Francisco, convocou toda a Igreja para celebrar “o Jubileu dos Presos” no dia 6 de novembro de 2016. Deste modo, a Coordenação Colegiada da Pastoral Carcerária do nosso Regional convida todas as Dioceses e Arquidioceses que compõem o Regional Leste 2 (Minas e Espírito Santo)  a celebrar este importante momento com uma Semana Missionária em cada Unidade Prisional de nosso Regional, que receberá o nome de “Semana da Misericórdia com os Presos”, cabendo a cada Pastoral Carcerária Local a organização da missão.

Pedimos que no Domingo, 6 de novembro, em todas as Missas e Celebrações da Palavras em nossas comunidades seja rezada uma prece nas Orações dos Fiéis na intenção dos encarcerados e seus familiares.

Enfim, gostaríamos de convidar Bispos, Padres, Religiosos, Religiosas, Seminaristas e Leigos para participarem desta missão de caridade.

Cordialmente,

Padre Welington Nascimento de Souza