Alunos do Curso de Teologia aprofundam o estudo bíblico com Pe Jacy Diniz

O cursista Héverton  Generoso Braga Braga fez um resumo do dia:

Aos 15 de outubro de 2016 aconteceu na paróquia São Miguel o encontro do Curso de Teologia, cujo tema foi Bíblia V, ministrado por Pe.  Jacy. Todos foram recebidos com um café da manhã,   preparando-se para mais um dia de estudo. Logo após o café, Pe Jacy iniciou com a oração invocando as luzes do Espírito Santo. Para aprofundamento do tema “Bíblia V”, foi colocado em destaque “O Jesus Histórico”, focando sobre o assunto, o evangelho de Marcos, o mais antigo dos evangelhos, ou seja, o mais próximo cronologicamente da vida pública de Jesus. Fizemos uma recapitulação do mapa político europeu, falamos das classes sociais que governavam na época de Jesus, naquela região, o tipo de comércio, que era  voltado para a teologia da retribuição e que  beneficiava apenas os reis. Conforme  vimos, em aulas anteriores, o poder político era formado no Sinédrio, comandado pelos sumos sacerdotes que eram distribuídos entre saduceus (banqueiros) e anciãos (fazendeiros). O poder religioso organizado pelos sacerdotes, nas sinagogas (pequenas igrejas rurais) distribuídos entre os fariseus, escribas e doutores da lei. À  tarde, falou-se sobre a legitimidade do que está escrito na Bíblia e foram lidos vários textos para comprovação do que foi escrito sobre a prática dos ensinamentos  de Jesus e seus milagres.  Deixamos então, aqui os seguintes textos: Mc 2,1-12; 3,1-6; 5,25-34; 7,24-30; 11,15-19; 12,1-12; 12,13-17 e outros textos sobre o planejamento da morte de Jesus, que era o que interessava aos reis e governantes: Mc 8,27-35 e 14,32-42. Outro fato marcante no encontro deste sábado, foi sobre a Experiência Pascal dos discípulos, onde nos convida a ver todos os ensinamentos e milagres de Jesus com olhos de conversão, evangelização e misericórdia. Para finalizar Pe  Jacy agradeceu a presença e paciência de todos, rezou um Pai- Nosso e Ave Maria e deu a bênção final. Todos foram convidados a tomarem  um café de encerramento.

FOTOS DE JUSSARA VENTURA

img-20161015-wa0023 img-20161015-wa0028 img-20161015-wa0029