Aconteceu ontem, quinta- feira, dia 18, a Missa da Unidade na Catedral.
Abaixo, alguns trechos da Homilia de Dom Jeremias:
“Muito me alegra estarmos juntos, nesta Santa Eucaristia para testemunharmos nossa comunhão, nossa unidade. Esta Celebração nos recorda o nascimento do sacerdócio que deveria acontecer na quinta-feira santa, pela manhã, mas por motivos pastorais, não é possível.
Jesus Cristo é o sacerdote por excelência, mas cada padre é outro Cristo. Eles são sinais para que os fiéis possam enxergar neles a presença do Cristo. O sacerdote é chamado a ser Sacramento do grande sacerdote Jesus Cristo, pois ele é consagrado a testemunhar a unção que recebeu no Batismo.
O que faz a Unidade nesta noite são a nossa fé e o Batismo que recebemos. Todos nós fomos ungidos para a missão: povo, ministros, consagrados… Somos um povo sacerdotal.
Neste Ano da Misericórdia, cada padre assim com eu, o bispo, somos chamados a ser ministros da misericórdia do nosso Deus. No nosso ministério, tudo é importante, mas dois motivos se destacam: Celebração da Santa Eucaristia, quando oferecemos o Santo sacrifício do altar e o Sacramento da Reconciliação, sendo ministros da reconciliação e da misericórdia.
E é muito bom saber que oferecemos o alimento da Palavra e do Pão aos nossos irmãos.
O padre é humano, com falhas, com limitações. Ele também precisa reconciliar-se para ajudar os fiéis a se reconciliarem, como também, deve viver na unidade com o bispo.
Rezem pelos nossos padres, para que eles sejam fortes na caminhada, firmes na missão.
Caro padre, caros seminaristas, muito me alegro com a presença de vocês e o que lhes peço: vistam a camisa de nossa Diocese. Ela , assim como as outras tem muitos desafios, mas é nossa! Precisamos amá-la! Rezem! A messe é grande e os operários poucos e não dá para se cansarem tão cedo, cuidem da saúde…
O Evangelho vem proclamar o Ano da graça e da libertação. Neste mar tão revolto de problemas, corrupções, somos chamados na contramão a levarmos a esperança, a oração.
Povo de Deus desta Diocese aqui presente, vocês também são ungidos para ajudar a construir o reino no mundo.”