Vai Missionário!

Às vezes a despedida de uma comunidade é dolorida, para aquele que vai e para aqueles que ficam. Por outro lado a alegria do Evangelho e a força do Espírito Santo robustecem a todos no sentido de entenderem a necessidade de se fazer o Cristo presente e amado em todos os cantos da terra.

Foto: Reprodução - Internet.

Foto: Reprodução – Internet.

A cada dia que passa me convenço que a Missão, que é de Deus, não pode ficar parada. Nesta dinâmica da Missão em que o essencial é o “servir” o missionário deve colocar-se sempre pronto para o anúncio sem criar obstáculos a fim de ficar na comodidade de sua paróquia. É o Senhor que nos chama, é o Senhor que nos envia. O Papa Francisco em sua Mensagem para o dia Mundial das Missões 2015, assim escreve: “A dimensão missionária, que pertence à própria natureza da Igreja, é intrínseca a todas as formas de vida consagrada, e não pode ser negligenciada sem deixar um vazio que desfigura o carisma. A Missão não é proselitismo ou mera estratégia; a missão faz parte da ‘gramática’ da fé, é algo imprescindível para quem escuta a voz do Espírito que sussurra ‘vem’ e ‘vai’. Quem segue a Cristo se torna missionário e sabe que Jesus ‘caminha com ele, fala com ele e respira com ele. Sente Jesus vivo junto com ele no compromisso missionário” (EG, 266).

Mais uma vez ouço o chamado e me deixo enviar. Com pouco mais de 18 anos de padre, assumo a 11ª paróquia em nossa diocese de Guanhães e por 9 meses uma Paróquia em Moçambique, na África. Retomando mais uma vez o Papa Francisco ele vai nos dizer: “… quem, pela graça de Deus, acolhe a missão, é chamado a viver de missão. Para essas pessoas, a proclamação de Cristo nas várias periferias do  mundo se torna o modo de como viver o seguimento a Ele e a recompensa de muitas dificuldades e privações. Toda tendência que desvia dessa vocação, mesmo que acompanhada por motivos nobres relacionados com as muitas necessidades pastorais, eclesiais e humanitárias, não é coerente com o chamado pessoal do Senhor para servir o Evangelho…”(Mensagem para o dia Mundial das Missões 2015).

Portanto, de que valeria o meu ministério sacerdotal senão para ser colocado a serviço do Evangelho? Não tenho medo de desinstalar-me, até porque o Evangelho não é estático e a missão de anunciá-Lo é de todos nós batizados. “… não deixem que lhes roubem o sonho de uma missão verdadeira, de doar-se ao seguimento a Jesus que requer o dom total de si”.(Papa Francisco).

Às vezes a despedida de uma comunidade é dolorida, para aquele que vai e para aqueles que ficam. Por outro lado a alegria do Evangelho e a força do Espírito Santo robustecem a todos no sentido de entenderem a necessidade de se fazer o Cristo presente e amado em todos os cantos da terra. Um Missionário vai, outro missionário vem e assim vamos cumprindo a nossa missão de evangelizar renovando sempre em nós o ardor missionário recebido no nosso batismo quando o próprio Cristo nos entrega a Sua missão.”Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos…” (Mt 28,19).

Que São Francisco Xavier e Santa Terezinha do Menino Jesus, patronos da Missão, nos ajudem a nos colocarmos cada vez mais a serviço do Evangelho de Jesus Cristo e de nossos irmãos, sobretudo dos que mais sofrem.

Pe. Dilton Maria Pinto
Assessor da Dimensão Missionária da Diocese de Guanhães.

A Palavra do Pastor
“Enviai-me, Senhor”

“Enviai-me, Senhor”

Somos enviados por Deus em missão, como aconteceu com o Profeta Isaías: “Ouvi então a voz do Senhor, que dizia:...
Read More
Cidades mais humanas

Cidades mais humanas

 “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a missão...
Read More
Presbíteros: construtores da esperança e pontes de paz

Presbíteros: construtores da esperança e pontes de paz

De 19 a 21 de maio de 2025, celebramos o Jubileu do Clero da Província de Diamantina, composta pelas arquidiocese...
Read More
Que o Presbítero seja Sinal do Cristo Bom Pastor

Que o Presbítero seja Sinal do Cristo Bom Pastor

  A Igreja precisa de Presbíteros com características muito próprias para o exercício Ministerial neste tempo de pós-modernidade. Deste modo,...
Read More
Coração indiviso, por Cristo seduzido: Sacerdote feliz!

Coração indiviso, por Cristo seduzido: Sacerdote feliz!

É sempre tempo para que o Presbítero reveja a fidelidade a Cristo e à Sua Igreja, a fim de que...
Read More
Presbítero: homem da imersão e da emersão…

Presbítero: homem da imersão e da emersão…

  “Imerso no Amor para fazer emergir a vida...” Em todo tempo, mas de modo especial na Quaresma, vivemos, como...
Read More
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: