Retorno da imagem de Santo Antônio à Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida-no bairro Pito em Guanhães MG

 

Para melhor entendimento do fato, confira abaixo trechos do histórico da paróquia que se encontra no site da Diocese na categoria Paróquias:

“Um dos pioneiros da região do Pito, muito devoto de Santo Antônio, tinha um sonho de construir em seu terreno, uma capela em homenagem ao santo, mas morreu repentinamente e sua viúva construiu a capelinha Santo Antônio, no alto de uma serra, onde havia um cruzeiro. Por vários anos, foram realizadas festas de Santa Cruz e Trezenas de Santo Antônio.

Quando a capela recebeu a doação de um devoto por uma graça alcançada de uma imagem da padroeira do Brasil, passou-se a realizar também a festa de Nossa Senhora Aparecida, a princípio nas casas das famílias, depois na capelinha. Após as Novenas, era comum acontecer as barraquinhas com leilões doados pelo povo. No final das novenas aconteciam celebrações das missas, com levantamento de mastro e dança dos caboclinhos. Era uma turma boa de fiéis que se doavam incansavelmente, para a realização das três festas: Santa Cruz, Santo Antônio e Senhora Aparecida. Com o pouco dinheiro arrecadado nessas festas, mantinham-se as despesas como materiais para as missas mensais, luz, pintura, som, reparos na capelinha e limpeza do local…

…Com o passar dos anos, a participação da comunidade nos eventos aumentava significativamente, surgindo assim a urgente necessidade de um espaço maior para as celebrações, e, por vários motivos, a ampliação da Capela Santo Antônio tornou-se difícil…”

Com o falecimento da doadora, o terreno foi vendido e infelizmente tornou-se difícil a conservação da capela, as imagens de Santo Antônio e Nossa Senhora Aparecida foram recolhidas e guardadas em Oratórios na casa de uma das filhas dessa senhora, na esperança de nova construção.

 Alguns anos depois, uma parente da senhora acima citada, doou um outro terreno para a construção de outra capela, que seria dedicada a Nossa Senhora Aparecida –  motivo de cumprimento de uma promessa.

“Ela convocou filhos, familiares e toda a comunidade para erguerem o novo templo. Superando dificuldades de toda espécie, crianças a idosos carregavam baldes e mais baldes de água para a construção. Dom Felippe quando visitou o local pela primeira vez, disse: É uma construção para dez anos. No entanto, foi concluída em 1989, quatro anos de luta constante e muita garra.”

E os primeiros recursos financeiros utilizados para a construção dessa capela foram retirados da caderneta de poupança em nome da capela Santo Antônio.

Em 1990, a Capela Nossa Senhora Aparecida foi inaugurada. À frente, afixadas na parede se encontravam as duas imagens resgatadas da já extinta Capela Santo Antônio, uma do lado da outra:  Santo Antônio e Nossa Senhora Aparecida.

“…Os padres que administravam a paróquia São Miguel e o bispo Dom Felippe acompanhavam com zelo a comunidade e eles aconselhavam, orientavam e incentivavam o povo a tomar decisões para o seu crescimento em todos os sentidos. Realmente há muito o que agradecer a eles, pois cada um, a seu modo incentivava a comunidade a trabalhar bastante para aquisição de mais lotes… “

Assim, as festas de Nossa Senhora Aparecida foram tomando novos rumos, novas proporções a cada ano,- mas as Trezenas de Santo Antônio foram mantidas.

“Em 06 de agosto, de 2006, a Diocese de Guanhães, em uma grande festa instalou a Quase-paróquia de Nossa Senhora Aparecida e recebeu como administrador paroquial Pe Eduardo Ribeiro , missionário redentorista C. S.s.R, da Província redentorista de São Paulo e ele trouxe para doar à comunidade, uma imagem fac símile da santa.”

Nova reconstrução da capela fez-se necessária e no período de dois anos, ela foi completamente reconstruída. Nesse período, a imagem de Santo Antônio foi novamente recolhida e guardada fora da Igreja, mas os devotos do Santo querido jamais perderam a esperança de ver a pequena  imagem  de volta dentro da Igreja.

Na noite do dia 11 de janeiro de 2024, alguns paroquianos (acima de 40 anos) ficaram emocionados, pois, foram surpreendidos ao verem uma imagem de Santo Antônio depositada em um espaço preparado para ela, dentro da Igreja. Não é a mesma imagem, aproximadamente   há um ano, após um incidente, o armário onde a imagem se encontrava, dentro da Sacristia da Igreja Matriz caiu e a imagem consequentemente se quebrou.

Pe Vinícius,  atual Administrador Paroquial, aceitou a doação de uma nova imagem e após abençoá-la,  foi depositada no local preparado para ela.

Ao retornar com a imagem de Santo Antônio para nossa Igreja Matriz no Pito, que é uma conquista comunitária, estamos resgatando, com esse gesto simples, a história de nossa comunidade, para ornar nossa matriz  e sobretudo, alimentar a piedade e devoção do nosso povo.” ( Seminarista Álisson)

Segundo Documentos de nossa Igreja , a Catequese é também responsável por recuperar histórias e a devoção popular, reinterpretando-a   e ressignificando-a!” ( Dom Otacilio)

Eliana Maria de Alvarenga Guimarães.

(Da Equipe de Coordenação Diocesana de Catequese , Equipe Catecom e paroquiana).

     

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: