ESPECIALIZAÇÃO EM CATEQUÉTICA DO IRPAC EM 2024

 

A Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste II da CNBB em parceria com a FAJE e o Instituto Regional de Pastoral Catequética (IRPAC), está promovendo entre os dias 07 a 19 de janeiro/2024 a especialização  em Catequética. O curso está sendo realizado na Casa de Retiros São José em Belo Horizonte (MG), com catequistas, coordenadores, padres e seminaristas com experiência catequética e atuando em coordenação de catequese ou com formação de catequistas. O Curso do IRPAC  tem como objetivo preparar coordenadores de Catequese nos vários níveis de Igreja (dioceses, paróquias, comunidades), visando a formação pessoal e eclesial.

Da Diocese de Guanhães estão participando:
No Primeiro Módulo : Marinalva da Comunidade de Cantagalo – Paróquia Santo Antônio em Peçanha, Seminarista Abel de Sabinópolis – Paróquia São Sebastião e Evanilton de São João – Paróquia São João Evangelista.
No Segundo Módulo  Pe. Salomão Rafael- pároco da paróquia de São João Evangelista.
No Quarto Módulo:
O Diácono Anderson Alves-Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Divinolândia.
Célia Vieira – Paróquia Santo Antônio em Peçanha.
Abaixo, mensagens dos cursitas: 
Eu estou vivendo o terceiro dia de formação no IRPAC e meu coração já se estremece no desejo de entregar tudo o que estou absorvendo. É muito aprendizado onde se pode perceber a complexidade e ao mesmo tempo a simplicidade que é viver a fé.
Já vou dando uma dica para nossos catequistas: Leiam os documentos da igreja, saboreiem as mensagens do nosso Papa Francisco. Assim estaremos no caminho certo e dando saltos largos no amadurecimento da nossa fé.
Aos meus coordenadores Diocesanos de catequese deixo os meus sinceros parabéns.
Nossa diocese está muito bem alicerçada e caminha no rumo certo com as orientações de vocês.
A nós catequistas, cabe-nos apenas o desejo de bem formar-nos para bem transmitirmos a nossa fé em Cristo Jesus. ( Marinalva)
“Participar do IRPAC tem sido uma experiência gratificante. A convivência e partilha com catequistas, padres e seminaristas de outras dioceses amplia a visão que temos sobre o ser Igreja, proporcionando um melhor discernimento sobre nossa realidade pastoral particular diocesana e paroquial. Considero uma oportunidade valiosa de conhecimento da proposta de catequese no Regional Leste 2 e do que seja a Catequese Renovada.
Agradeço à Diocese de Guanhães pela oportunidade.”
( Seminarista Abel)
“A experiência no IRPAC é sem comparações. A possibilidade de encontrar pessoas de todo o Regional leste II é surreal. Conviver com a diversidade de nossa Igreja em muito amplia o pensamento e visão de mundo, sobretudo em relação aos modos de se evangelizar levando em conta cada realidade.” 
(Seminarista Evanilton)
Sou da Paróquia Santo Antônio em Peçanha. Estou  finalizando este tempo de aprendizado e cada dia uma nova sensação, um novo desejo de continuar na caminhada. Aprendemos que não se passa por uma experiência do destino do criador sozinho.”
(Célia)
“A formação do IRPAC é muito valiosa para todos os catequistas e agradecer a Deus é o primeiro passo certo. É Ele quem nos dá as oportunidades e as bênçãos. O IRPAC é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, de aprendizado e de partilha. É uma chance de se aprofundar na fé e na catequese, e de se conectar com outras pessoas que compartilham da mesma paixão.
É claro que os estudos são importantes, mas a convivência, as amizades e as trocas de experiências também são essenciais. O IRPAC é uma oportunidade de conhecer pessoas de diferentes lugares, com diferentes experiências e perspectivas. É uma chance de aprender uns com os outros e de construir relacionamentos duradouros. Espero continuar a crescer na fé e na catequese, e continuar a ser um instrumento de Deus na evangelização.”
( Diácono Ânderson)
O padre assessor da Animação Bíblico-Catequética da CNBB – Pe Wagner compareceu ao local do curso no dia 11 de janeiro para uma visita. Ele transmitiu a mensagem : “Temos uma grande novidade no início deste ano: o rito de instituição do ministério de catequista está aprovado!” 
Que os cursistas de nossa Diocese voltem revigorados – com novo ardor missionário.
 

 

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: