Curados e agradecidos ao Senhor – XXVIII Domoingo do Tempo Comum -Ano C

Com a Liturgia do 28º Domingo do Tempo Comum (ano C), refletimos sobre o Projeto de Salvação que Deus tem para toda a humanidade, e ao mesmo tempo, um convite para acolhê-lo com amor e gratidão, embora não merecedores sejamos.

A misericórdia de Deus não exclui ninguém do Seu Projeto, e Ele está sempre pronto a acolher, curar e perdoar, para que assim, com Ele, possamos manter uma relação de amor, fidelidade e gratidão, numa fé solidificada, que cumulará graça sobre graça.

Na passagem da primeira leitura (2 Rs 5,14-17), temos a cura de um leproso,  o sírio Naamã. A mensagem desta cura: a vida e a salvação de Deus destinam-se a todos os povos, sem exceção, e uma vez alcançada, deve ser acompanhada de gratidão à fonte da cura e salvação: Deus, e não baal (ídolo).

A passagem é um convite para que os israelitas redescobrissem os fundamentos de sua fé, abandonando toda possibilidade de idolatria, numa confiança exclusiva em Deus, Autor da criação e da vida.

É uma catequese sobre Deus: Deus é o Deus da vida; único, salva a todos, espera a gratidão de suas criaturas e, por fim, não se deixa manipular por nenhuma pessoa, ou qualquer outro poder.

Também, trata-se de um convite a colocarmos nossa esperança de vida plena tão somente em Deus, e não nos ídolos (falsos deuses), que possam nos seduzir.

A passagem da segunda Leitura (2Tm 2,8-13) tem como mensagem a nossa identificação com Jesus Cristo, dando substancial matiz à nossa vida cristã, marcada pela fidelidade, doação, amor e entrega, em confiança inabalável em Deus, em todas as circunstâncias, favoráveis ou  adversas.

Urge que perseveremos na fé; mantenhamos fidelidade à doutrina da fé que abraçamos e na pertença à comunidade, uma vida marcada pela total dedicação e serviço à causa da evangelização, do anúncio e testemunho do Evangelho.

Na passagem do Evangelho (Lc 17,11-19), temos a cura de dez leprosos e somente um que foi curado, volta para agradecer a Jesus pela cura alcançada.

Interessante notar que a cura se deu quando estavam a caminho; de modo que também a nossa cura se dá quando não nos instalamos, acomodamos, mas quando nos colocamos sempre no caminho, em total fidelidade e comunhão com o Senhor e Seu Projeto de vida e salvação.

Trata-se de mais um aprendizado para os discípulos que estão caminhando com Jesus, rumo a Jerusalém, onde culminará a Sua missão, passando pela paixão, morte e Ressurreição: a salvação (cura) é dom de Deus, e deve ser acompanhada sempre de nossa gratidão. É preciso uma resposta de gratidão e de adesão à Salvação que Deus tem a nos oferecer.

Este acontecimento é narrado exclusivamente no terceiro Evangelho (Lucas) e tem como objetivo a apresentação de Jesus, como o Deus que Se fez um de nós, exceto no pecado, trazendo-nos a salvação e libertação, com Palavras e gestos concretos, tendo como privilegiados destinatários os empobrecidos, excluídos e marginalizados.

Com a passagem, contemplamos um Deus que dá a graça a todos, e nós haveremos de dar graças a Deus pelo dom de Seu amor em nosso favor, Sua misericórdia que jamais nos abandona.

Envolvidos pela ternura e amor divinos, vida plena e feliz teremos. De todos os males que nos marginalizam, nos atemorizam e nos fazem sofrer, seremos libertos; em nossas fragilidades seremos fortalecidos e, nossos escuros caminhos, pela Luz da Sua Sagrada Palavra serão iluminados, e iluminantes seremos.

Sejamos curados por Deus de nossas enfermidades. Reconheçamos Seu poder e ação libertadora em nossas vidas. Mas também reaprendamos a dizer “obrigado a Deus”, de modo especial na Eucaristia, o momento maior de Ação de Graças, onde expressamos nosso obrigado a Deus, que Se fez nosso Alimento, Comida e Bebida que nos fortalecem, enquanto estamos a caminho da eternidade, e um dia possamos alcançar, com inadiáveis e irrenunciáveis compromissos com a Boa-Nova do Evangelho, como frágeis e desejáveis instrumentos por Deus querido.

Concluindo, digamos:

“Basta-nos a Sua graça, Senhor”.  Muito obrigado!

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: