Locais da Visita Ad Limina Apostolorum

Basílicas

SEGUNDA-FEIRA – 17 DE OUTUBRO
Basílica de Santa Maria Maior

A Basílica de Santa Maria Maior é uma das quatro basílicas maiores de Roma. É chamada também de Basílica Liberiana porque é identificada com uma igreja construída pelo Papa Libério.

Ao lado direito de quem entra, encontra-se a Capela do Santíssimo, também chamada de Capela Sistina, onde é realizado o conclave que elege o Papa. Ao lado esquerdo, diante da Capela do Santíssimo, encontra-se a Capela Paulina, também chamada de Capela Borghese. No alto, o Papa Libério, que assinala a planta da Basílica. No centro, o quadro da Virgem Maria, atribuído a São Lucas.

TERÇA-FEIRA – 18 DE OUTUBRO
Basílica de São Pedro

A primeira Basílica de São Pedro foi erguida por vontade de Constantino, onde, segundo a tradição, encontrava-se o túmulo do Apóstolo, próximo ao lugar de seu martírio e onde o Papa Cleto havia mandado construir uma “memória”. Tal tradição foi confirmada pelas escavações realizadas nas grutas vaticanas.

A atual Basílica de São Pedro tem 1.516 metros quadrados – tudo é gigantesco, mas as proporções permitem uma visão de muita harmonia. Para se ter uma ideia das dimensões e proporções, a pena na mão de São Marcos, na base da cúpula, mede um metro e meio.

Sobre o altar papal, encontra-se o baldaquino, em bronze, obra prima de Bernini, inaugurado no dia 28 de junho de 1633 pelo Papa Urbano VIII, que o mandou confeccionar com o bronze retirado da entrada do Pantheon. O altar papal se ergue sobre a Confissão. Lâmpadas perenes iluminam o túmulo do Apóstolo, junto ao qual se encontra a uma com os pálios a serem entregues aos novos Metropolitas, por ocasião da festa de São Pedro.

QUARTA-FEIRA – 19 DE OUTUBRO
Basílica de São João de Latrão

Essa é a Catedral de Roma, a Igreja Mãe de todas as igrejas da Urbe e do Orbe. Foi fundada pelo Papa Melquíades (311-314) nas propriedades dos Palácios Lateranenses, doadas ao Pontífice, para essa finalidade, pelo Imperador Constantino.

A igreja primitiva foi dedicada ao Santíssimo Salvador e mais tarde a São João Batista e São João Evangelista. Nessa Basílica e no Palácio Lateranense, realizaram-se cinco Concílios Ecumênicos nos anos de 1123, 1139, 1179, 1215 e 1512. Essa Basílica, em forma de cruz latina, tem 130 metros de comprimento.

No lado esquerdo do presbitério, encontra-se o túmulo do Papa Leão XIII.

Na parte exterior, à esquerda da Praça San Giovanni in Laterano, encontra-se o batistério, construído por Constantino. No centro da praça, encontra-se o obelisco egípcio, de granito vermelho, o mais alto e o mais antigo de Roma.

Ao lado está o Palácio de Latrão, que foi residência dos Papas desde o tempo de Constantino até o cativeiro de Avinhão, em 1305. Quando os Papas retornam de Avinhão, em 1377, é que se transferem para o Vaticano.  Atualmente funciona o Vicariato (Cúria Diocesana) de Roma.

SEXTA-FEIRA – 21 DE OUTUBRO
Basílica de São Paulo Fora dos Muros

A Basílica de São Paulo fora dos muros, também chamada Basílica Ostiense, é a maior de Roma, depois da Basílica de São Pedro. No centro do quadrilátero, encontra-se a grande estátua de São Paulo. Na parte superior da fachada, um mosaico apresenta Cristo que abençoa, tendo aos lados São Pedro e São Paulo. Abaixo, está o Cordeiro sobre uma colina da qual surgem 4 rios a saciar o rebanho de Cristo.

Toda a Basílica é circundada com retratos em mosaicos de todos os papas. Ao fundo, abre-se o majestoso arco de triunfo. Representa no centro o Salvador que abençoa, entre dois anjos adoradores, os símbolos dos quatro evangelistas e os 24 anciãos do Apocalipse que apresentam as coroas. Sobre fundo azul, São Pedro e São Paulo.

Sob o altar, encontra-se o túmulo do Apóstolo Paulo (séc. IV). Abaixo, encontram-se a cruz gemada e os símbolos da paixão. No contorno da abside, 6 placas de mármore com os nomes dos 187 cardeais e bispos que assistiram Pio IX no dia da dedicação da Basílica, em 1854. Ao fundo dos braços do transepto, dois altares revestidos de malacacheta e pedra verde – presente do czar Nicolau I da Rússia. À direita, a Assunção de Maria e, à esquerda, a conversão de São Paulo.

Dicastérios Obrigatórios

Congregação para os Bispos
Prefeito: Cardeal Marc Ouellet

Com a Constituição Apostólica Pastor Bonus, de 28 de junho de 1988, por João Paulo II, a Congregação para os Bispos tem como função providenciar a nomeação dos Bispos, inclusive os titulares, e o correto exercício do seu ofício pastoral, cuidando, sempre que seja necessário, negociar com os governos sobre a constituição ou a mudança das Igrejas particulares, e suas provisões, de proceder após consulta à Seção da Secretaria de Estado das Relações com os Estados.

Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral
Prefeito: Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson

O Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral foi estabelecido pelo Santo Padre Francisco com uma Carta Apostólica datada de 17 de agosto de 2016, na forma de Motu Proprio, Humanam Progressionem.

O Dicastério é competente para com a Caritas Internationalis segundo o seu Satuti; mantém uma estreita relação com a Pontifícia Academia das Ciências Sociais, tendo em conta os seus Estatutos, e colabora com a Secretaria de Estado, participando também nas delegações da Santa Sé em reuniões intergovernamentais, no âmbito da sua competência.

Congregação para a Doutrina da Fé
Prefeito: Cardeal Luis Francisco Ladaria Ferrer, S.I.

A Congregação é constituída por um Colégio de Membros (Cardeais e Bispos), tendo como Chefe o Prefeito, que é coadjuvado por dois Secretários, pelo Subsecretário e também pelo Promotor de Justiça. Prestam serviços na Congregação diversos Oficiais que, sob a coordenação dos respectivos Chefes de Seção, cuidam das questões relativas à própria competência e às várias exigências da Congregação.

Compreende duas Seções, Doutrinal e Disciplinar, cada uma coordenada por um Secretário que coadjuva o Prefeito no âmbito específico da sua competência, com a colaboração do Subsecretário e dos respectivos Chefes de Gabinete.

Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização
Presidente: Cardeal Luís Antônio Gokim Tagle

A instituição do Pontifício Conselho responde às preocupações reiteradas pelo Magistério e pretende oferecer respostas adequadas para que a Igreja, no seu zelo missionário, promova e realize a nova evangelização. O seu serviço é prestado de forma particular às Igrejas de fundação antiga e às presentes nos territórios de tradição cristã, mais sujeitas ao fenômeno da secularização.

É dever do Pontifício Conselho aprofundar o sentido teológico e pastoral da nova evangelização, promovendo o estudo, divulgação e implementação do Magistério pontifício nas Conferências Episcopais. De modo particular, o Dicastério é chamado a favorecer o uso das modernas formas de comunicação, a verificar como podem ser instrumentos válidos de evangelização. Finalmente, é chamado a identificar as formas mais coerentes para a promoção do Catecismo da Igreja Católica, como ensinamento eficaz para a transmissão da fé.

Secretaria de Estado e Segunda Seção – Relação com os Estados
Secretário de Estado:  Cardeal Pietro Parolin

A Secretaria de Estado é o Dicastério da Cúria Romana que mais de perto coadjuva o Sumo Pontífice no exercício da sua suprema missão (Pastor Bonus, art. 39).

É presidida por um Cardeal que assume o título de Secretário de Estado. Primeiro colaborador do Papa no governo da Igreja universal, o Cardeal Secretário de Estado pode ser considerado o máximo expoente da atividade diplomática e política da Santa Sé, representando, em circunstâncias particulares, a própria pessoa do Sumo Pontífice.

Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida
Prefeito: Cardeal Kevin Joseph Farrell

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida foi estabelecido pelo Santo Padre Francisco, em 15 de agosto de 2016, por meio do Motu Proprio Sedula Mater, destacando as competências e funções pertencentes ao Pontifício Conselho para os Leigos e ao Pontifício Conselho para a Família. É presidido pelo Prefeito, coadjuvado por um Secretário e dois Subsecretários leigos; tem seus próprios membros e consultores, incluindo fiéis leigos – homens e mulheres, solteiros e casados – engajados em vários campos de atividade e de várias partes do mundo; é dotado de um número adequado de funcionários, clérigos e leigos, escolhidos, na medida do possível, das várias regiões do mundo.

Congregação para o Clero
Prefeito: Cardeal Lazzaro You Heung-sik

A competência da Congregação para o Clero está atualmente indicada nos artigos 93-98 da Constituição Apostólica Pastor Bonus, sendo articulada em quatro Seções:

1. “Seção Clero”

2.- “Seção Seminários”

3.- “Seção Administrativa”

4.- “Seção Dispensas”

O antigo Studium (Curso de Prática Administrativo-Canônica) está anexado à Congregação para o Clero e foi reconhecido oficialmente pelo Papa Bento XV, com Decreto do dia 28 de outubro de 1919.

O Instituto “Sacrum Ministerium”, a partir do Ano Letivo 1994-1995, foi anexado à Congregação para o Clero, para a formação dos responsáveis pela formação permanente dos sacerdotes.

Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos
Prefeito: Cardeal Arthur Roche

Essa Congregação resulta da unificação dos dois Dicastérios originalmente autônomos: a Congregação para o Culto Divino (criada com esse nome pelo Papa Paulo VI com a Constituição Apostólica Sacra Rituum Congregatio, de 8 de maio de 1969) e a Congregação para a Disciplina dos Sacramentos (criada com esse nome por São Pio X com a Constituição Apostólica Sapienti Consilio, de 29 de junho de 1908).

Com a Constituição Apostólica Pastor Bonus, publicada em 28 de junho de 1988, João Paulo II os reuniu em um único Dicastério com o nome de “Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos”.

Dicastério para a Comunicação
Prefeito: Cardeal Paolo Ruffini

A Secretaria para a Comunicação foi instituída pelo Papa Francisco com a Carta Apostólica de 27 de junho de 2015, em forma de Motu Proprio. Ao novo Dicastério da Cúria Romana foi confiada a tarefa de reestruturar inteiramente, por meio de um processo de reorganização e de incorporação, «todas as realidades que, de vários modos, até hoje se ocuparam da comunicação», para «responder cada vez melhor às exigências da missão da Igreja». De tal modo, pretende-se reconsiderar o sistema comunicativo da Santa Sé.

Com essa reestruturação, a Sé Apostólica poderá recorrer a esse Dicastério como referente unitário da comunicação, sempre mais complexa e interdependente dentro do contexto mediático atual.

As realidades que integram esse processo são:

• Centro Televisivo Vaticano

• Libreria Editrice Vaticana

• L’Osservatore Romano

• Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais

• Rádio Vaticano

• Sala de Imprensa da Santa Sé

• Serviço Fotográfico

• Serviço Internet do Vaticano

• Tipografia Vaticana

Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica
Prefeito: Cardeal João Braz de Aviz

A Congregação se ocupa de tudo o que pertence aos Institutos de Vida Consagrada (Ordens e Congregações religiosas, sejam masculinas ou femininas, Institutos seculares) e as Sociedades de Vida Apostólica, quanto a regime, disciplina, estudos, bens, direitos e privilégios.

Sua competência se estende a todos os aspectos da vida consagrada: vida cristã, vida religiosa, vida clerical; é de caráter pessoal; não tem limites territoriais; alguns determinados assuntos de seus membros, porém, são repassados à competência de outras Congregações. Ela isenta ainda do direito universal aqueles que são sujeitos a ela.

Congregação para a Educação Católica
Prefeito: Cardeal Giuseppe Versaldi

A competência da Congregação para a Educação Católica abrange duas áreas:

a) todas as Universidades, Faculdades, Institutos e Escolas Superiores de estudos eclesiásticos ou civis dependentes de pessoas físicas ou morais eclesiásticas, bem como Instituições e Associações com fins científicos;

b) todas as Escolas e Institutos de instrução e de educação, de qualquer nível e grau pré-universitário, dependentes da Autoridade Eclesiástica, orientados para a formação da juventude – salvo aqueles Institutos que estão sob a responsabilidade das Congregações para as Igrejas Orientais e para a Evangelização dos Povos.

Dicastérios Facultativos

Congregação para as Causas dos Santos
Prefeito: Cardeal Marcello Semeraro

Com a mesma Constituição de 1969, a nova Congregação para as Causas dos Santos teve a sua própria estrutura, organizada em três departamentos: o Judicial, o do Promotor Geral da Fé e o histórico-jurídico, que é a continuação da Seção Histórica, criada pelo Papa Pio XI no dia 6 de fevereiro de 1930.

A Congregação prepara cada ano todo o necessário para que o Papa possa propor novos exemplos de santidade. Depois de aprovar os resultados sobre os milagres, martírio e virtudes heroicas de vários Servos de Deus, o Santo Padre procede a uma série de Canonizações e delegará a celebração das Beatificações.

Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores
Presidente: Cardeal Sean O’Malley

A Comissão promove, em união com a Congregação para a Doutrina da Fé, a responsabilidade das Igrejas particulares para a proteção de todos os menores e dos jovens adultos vulneráveis.

Tribunal Signatura Apostólica
Prefeito: Cardeal Dominique Mamberti

As atuais competências do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica estão estabelecidas na Constituição Apostólica Pastor Bonus, de 28 de junho, 1988, art. 121-125, e especificadas na Lex própria, arts. 32-35.

O Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica é composto por Cardeais, Arcebispos e Bispos nomeados pelo Santo Padre. Um deles atua como Prefeito e conta com a ajuda do Secretário.

Secretaria do Sínodo dos Bispos
Secretário: Cardeal Mario Grech

A Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, composta pelo Secretário Geral – que a ela preside -, pelo Subsecretário – que coadjuva o Secretário Geral em todas as suas funções -, e por alguns Conselhos especiais de Bispos, ocupa-se principalmente das formalidades relativas à Assembleia sinodal celebrada e a que se vai celebrar. Na fase anterior à Assembleia, concorre para a individuação dos temas que devem ser discutidos na Assembleia do Sínodo, dentre os que foram propostos pelo Episcopado, a exata definição do Sínodo, atendendo às necessidades do Povo de Deus, o despacho do processo consultivo e a redação dos documentos preparatórios elaborados com base nos resultados da consulta. Na fase que se segue à Assembleia, a Secretaria Geral promove, na parte que a toca, juntamente com o Dicastério competente da Cúria Romana, a implementação das orientações sinodais aprovadas pelo Romano Pontífice.

Comissão para a América Latina
Presidente: Cardeal Marc Ouellet

A Comissão é composta por Conselheiros e Membros escolhidos pelo Papa entre Cardeais e Bispos, especialmente da Cúria Romana ou da América Latina. O Presidente da Comissão é o Prefeito da Congregação para os Bispos.

A Comissão desenvolve o seu trabalho eclesial em constante contato com as Conferências Episcopais da América Latina, CELAM, os Bispos Pastores dessas Igrejas e com os Organismos que, com o seu trabalho, procuram anunciar Cristo naquelas terras.

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: