Guilherme Soares Lage, nascido em Ferros /MG, é filho do Sr Alberto Soares de Brito e de Dona Maria Aparecida Pereira Lage Soares; irmão de Adhemar Soares Lage.
Foi ordenado presbítero para a Igreja Particular de Guanhães no dia 22 de maio de 2021, às 16h, na Catedral São Miguel, após uma caminhada de 11 anos, tendo ingressado na Comunidade Vocacional em 2010.
Guilherme foi o quarto diácono ordenado por Dom Otacilio F. de Lacerda nesta diocese.
Estiveram presentes: Dom Marcello Romano, bispo emérito da Diocese de Araçuaí, os padres: Daniel Jorge Lima Pires da Diocese de Araçuaí, Pe Leonardo Augusto Lucas Pinto da Diocese de Caratinga, Diácono Luciano da Diocese de Itabira, Diácono Giovani Pontel Gonçalves da arquidiocese de Belo Horizonte, quase todo o Clero Diocesano de Guanhães e um número reduzido de fiéis, seguindo as orientações por causa da pandemia do Coronavírus.
Em sua homilia, Dom Otacilio disse da nossa alegria imensa, pois nos 35 anos da ação evangelizadora da Diocese de Guanhães, do Ano de São José e do Ano da Família, recebemos mais um presente maravilhoso, a ordenação presbiteral do Guilherme; mais um presbítero para a nossa Igreja particular que é uma verdadeira bênção para todos nós.
Continuando, ele falou que ouvindo a Palavra de Deus proclamada, escolhida pelo candidato, trata-se de uma belíssima leitura que retrata o lema do seu presbiterado “Para louvor e glória de sua Graça.” (Ef 1, 6). Seu Ministério presbiteral deverá ser iluminado por este lema, levando-o a ser um comunicador da graça e da paz divinas, assim como todos os padres, pois, ser padre é ser um instrumento, um comunicador dessa graça; o povo de Deus espera que o padre assim o seja.
Dom Otacilio falou que acredita que, em um primeiro momento – graças aos pais – Guilherme foi descobrindo e aprofundando o dom da fé que plantaram em seu coração. A semente que caiu num terreno fértil e ele crê que, com o incentivo e o testemunho dos pais o levou ao discernimento de que além de viver a graça do Batismo, Deus quer algo mais dele: consagrar-se a serviço do povo, como um presbítero da Igreja. Que seja sempre por Deus abençoado por meio do Santo Espírito para que viva o ministério marcado por vivência da graça do Ministério em atitudes permanentes de santidade e uma conduta irrepreensível para exalar na comunidade o odor de Cristo, cuidando muito bem das ovelhas.
Ao final de sua homilia, Dom Otacilio o aconselhou a ser um padre do “Ide” e não do “Vinde”!
E, quando vierem as dificuldades, lembrar-se sempre da Palavra de Deus por ele escolhida.
Ao final da Celebração, Pe Guilherme fez os agradecimentos a Deus, a seus pais, a todos que contribuíram para sua caminhada vocacional, aos presentes, a todos os envolvidos para a realização e transmissão da Santa Missa e aos médicos que cuidaram dele quando encontrou-se com a saúde frágil.
Foi uma bonita e “memorável” Celebração!
Que Deus abençoe ricamente os caminhos do Pe Guilherme. Que Santa Rita de Cassia interceda junto a Jesus, trazendo toda proteção e bênçãos para ele .
Que seus caminhos sejam sempre conduzidos pelo Espírito Santo!
Texto : Eliana Maria de Alvarenga Guimarães
Revisão : Vera Pimenta
Fotos : Eliana Alvarenga e Evandro Moura
Pascom São Miguel da Paróquia São Miguel e Almas – Guanhães MG.