Queridos Padres, Bispo Emérito, Diácono e amado Povo de Deus da Diocese de Guanhães.
“Antes santificai a Cristo, o Senhor, em vossos corações, estando sempre prontos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la pede” (1 Pd 3,15)
Tendo ouvido o Conselho Presbiteral da Diocese sobre o momento que estamos vivendo em nossa Região e em todo o País, em situação pandêmica, pela Covid-19, marcado pelas inúmeras dificuldades, dor, sofrimento e morte de milhares de pessoas;
Considerando o Decreto do Governador do Estado de Minas Gerais, colocando todos os Municípios da Unidade Federativa na onda roxa do plano Minas Consciente, bem como Decreto próprio de cada Município;
Considerando a missão da Igreja de ser promotora e defensora da vida, colocando-a acima de tudo, desde sua concepção até seu declínio natural;
Orientamos para que todas as Paróquias mantenham as portas de seus templos fechadas para as Celebrações, até o dia 04 de abril do corrente ano, ou enquanto se fizer necessário.
As Santas Missas poderão ser celebradas com um número mínimo de pessoas, e transmitidas pelas redes sociais (podendo ser um único cantor, um tocador, um leitor, que poderia fazer também o salmo e uma pessoa para a transmissão), tomando cuidado com o distanciamento de três metros entre as pessoas, com o tempo suficiente para que cada membro da Equipe chegue em suas casas antes das vinte horas.
Todas as demais celebrações ficam suspensas por este período, bem como reuniões e atividades pastorais que exijam a presencialidade.
Quanto ao funcionamento ou não do Escritório Paroquial, considerar as orientações das autoridades competentes do Município.
Na comunhão fraterna, acompanhado de preces e bênçãos, continuemos nosso itinerário quaresmal, tempo favorável de graça, reconciliação e Salvação, preparando-nos para celebrar a alegria da Páscoa do Senhor, renovando assim a fé, revigorando a esperança e inflamando a chama da caridade.
Contemos com a proteção e intercessão do Arcanjo São Miguel, Padroeiro de nossa Diocese, e de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil.
Guanhães, 18 de março de 2021
+DOM OTACILIO FERREIRA DE LACERDA
BISPO DIOCESANO