Comunicado

Dom Otacilio emite novas recomendações sobre o Covid-19 (Coronavirus).

Coronavirus: Orientações para a Diocese de Guanhães-MG

Graça e Paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Considerando a realidade da pandemia do novo Coronavirus em todo o Brasil, e que todos somos convocados a dedicar maior atenção às medidas de prevenção da doença.

Considerando o importante papel dos Presbíteros, Religiosas, Seminaristas, Cristãos Leigos e Leigas de nossas comunidades e todos os homens e mulheres de boa vontade.

Tendo ouvido o Colégio dos Consultores, recomendo, a observação das seguintes orientações, em sintonia com as indicações dos especialistas em saúde pública:

1)         No âmbito de nossas Áreas Pastorais, Paróquias e outros espaços eclesiais, suspender, por 15 (quinze dias), ou mediante novas orientações, a realização de encontros, assembleias, seminários e outros eventos que contribuam para aglomerar pessoas. Remarcar as atividades já previstas para quando possível.

 2)      Orientamos aos Presbíteros e agentes evangelizadores que, na medida do possível, priorizem as Missas e Celebrações em espaços abertos. Procurem manter as Igrejas mais arejadas.

3)     Na Cúria, Paróquias, Escritórios Paroquiais, Comunidades Rurais e em outros ambientes eclesiais, redobrar os cuidados com a limpeza e facilitar para que os fiéis tenham acesso a álcool em gel, detergente ou sabonete para a devida higienização.

4)         Idosos e enfermos ficam desobrigados do preceito religioso de participar das Missas e Celebrações. Poderão permanecer em comunhão e unidos à comunidade de fé a partir das celebrações transmitidas pelos Meios de Comunicação Social. A PASCOM deve intensificar as transmissões Paroquiais.

5)         Orientamos para que sejam suspensos o mutirão de Confissões em todas as Paróquias, bem como a Eucaristia levada aos enfermos, com o objetivo de preservar-lhes a vida. Orientamos aos sacerdotes que dediquem horário especial, diário, para acolher os fiéis que buscam o Sacramento da Reconciliação, neste tempo de Quaresma, respeitando o protocolo de distância entre confessor e penitente.

6)         Recomenda-se também suspender por 1 (um) mês  a catequese.

7)         Todos devem seguir as recomendações do Ministério da Saúde e as orientações oficiais exaradas pela autoridade civil competente.

8)         Importante redobrar cautela para não compartilhar notícias falsas (fake news). A mentira, além de prejudicar o enfrentamento da doença, gera pânico, agravando a situação. Nesse sentido, oportuno é checar cada informação recebida pesquisando em outras referências.

09) Prevalecem as orientações publicadas no dia 28 de fevereiro de 2020,  a saber:

1ª – Peçam aos fiéis para não darem as mãos na oração do Pai Nosso.

2ª – Omitam o abraço da paz.

3ª – Distribuam a comunhão na mão – o comungante levará a Hóstia Sagrada à boca diante do Ministro que a distribui.

4ª – Manter álcool em gel na sacristia para o uso dos Sacerdotes e Ministros, em outros possíveis lugares.

10)      Intensifiquemos os momentos de oração e preces a Deus para que nos livre deste e de muitos males que atentam contra a vida. Rezemos em especial pelos agentes e profissionais da saúde para que realizem tudo o que for necessário para superarmos a ameaça do Novo Coronavírus e de outras enfermidades.

11)       Permaneçamos atentos aos desdobramentos para subsidiar-nos em novas ações. Para a maioria das pessoas, o Novo Coronavírus tem sintomas similares aos de uma simples gripe, sem grandes riscos. A preocupação maior é com idosos e enfermos. Cuidemos especialmente dessas pessoas, mais vulneráveis à doença.

12)      Este desafio é oportunidade para crescer na fé, aprimorar nossa ação evangelizadora, remodelar processos e viver com maior responsabilidade nesta “casa que nos é comum”, no profético horizonte de uma ecologia integral.

Somos todos convocados à solidariedade, dando passos no genuíno testemunho cristão, a partir de atitudes inspiradas na Parábola do Bom Samaritano, conforme nos pede a Campanha da Fraternidade 2020 – “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, com seu lema – “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34).

Afastemos toda indiferença e pânico. É tempo favorável para reconhecer a dor do outro, sentir compaixão e cuidar, bem como reconhecer a nossa fragilidade e a necessária vida em comum, em que nos ajudemos mutuamente em favor da vida.

Asseguro bênçãos e meu carinho e preocupação como Pastor desta Igreja Particular, contando com a proteção de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Padroeira do Brasil, e do Arcanjo Miguel, Padroeiro de nossa Diocese, empenhados e firmados na fé, esperança e caridade para que todos tenhamos vida plena.

Guanhães, 16 de março de 2020.

____________________________

+ Otacilio Ferreira de Lacerda

Bispo de Guanhães – MG

A Palavra do Pastor
“Enviai-me, Senhor”

“Enviai-me, Senhor”

Somos enviados por Deus em missão, como aconteceu com o Profeta Isaías: “Ouvi então a voz do Senhor, que dizia:...
Read More
Cidades mais humanas

Cidades mais humanas

 “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a missão...
Read More
Presbíteros: construtores da esperança e pontes de paz

Presbíteros: construtores da esperança e pontes de paz

De 19 a 21 de maio de 2025, celebramos o Jubileu do Clero da Província de Diamantina, composta pelas arquidiocese...
Read More
Que o Presbítero seja Sinal do Cristo Bom Pastor

Que o Presbítero seja Sinal do Cristo Bom Pastor

  A Igreja precisa de Presbíteros com características muito próprias para o exercício Ministerial neste tempo de pós-modernidade. Deste modo,...
Read More
Coração indiviso, por Cristo seduzido: Sacerdote feliz!

Coração indiviso, por Cristo seduzido: Sacerdote feliz!

É sempre tempo para que o Presbítero reveja a fidelidade a Cristo e à Sua Igreja, a fim de que...
Read More
Presbítero: homem da imersão e da emersão…

Presbítero: homem da imersão e da emersão…

  “Imerso no Amor para fazer emergir a vida...” Em todo tempo, mas de modo especial na Quaresma, vivemos, como...
Read More
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: