Formação de Catequista : um itinerário essencial para uma catequese querigmática
A formação de Catequista proporciona uma evangelização com os “pés na realidade”, pois o ser humano é o hoje, o agora, ligado ao tempo e ao espaço. Os ensinamentos de Jesus Cristo não são estáticos , eles acompanham e se adequam a um mundo de mudanças, por isso o (a) catequista não pode ser uma pessoa paralisada no tempo e no espaço.
Sendo a Catequese um processo de Iniciação à vida de seguimento a Jesus Cristo, o (a) Catequista tem que conhecer o Filho de Deus e para conhecê-LO bem, tem que existir uma profunda intimidade com a Palavra para apresentar aos catequizandos a proposta de Jesus: a boa notícia do Reino de Deus. Para anunciar o amor de Deus exige-se que o (a) evangelizador (a) seja paciente , próximo das pessoas que querem conhecer o jeito de SER de Jesus, para juntos testemunharem o amor de Deus no cotidiano. Apresentar Jesus às pessoas requer cuidado, leveza , paciência, pois cada idade exige um jeito, um vocabulário, assim o evangelizador respeita a individualidade humana, a idade e a cultura da comunidade.
Planejar as atividades catequéticas é essencial para que não falte a PALAVRA, a FÉ e a IGREJA porque a Catequese “é toda forma de serviço eclesial da Palavra de Deus que cuida do amadurecimento na fé das pessoas e das comunidades.” O Planejamento deve ser participativo , requer mística e nunca se esquecer “ o NOVO vem de baixo para cima…”. As EQUIPES de COORDENAÇãO , sejam elas diocesanas ou paroquiais, devem MOBILIZAR e PRIORIZAR a FORMAÇÂO porque COORDENAR é ANIMAR , é CRIAR laços ,portanto não existe “cristão” sem comunidade.
A Catequese com inspiração catecumenal exige planejamento e formação porque ela deve ser bíblica, querigmática, celebrativa, comunitária , mistagógica, cristocêntrica e a partir da vida.
Jesus era e é real, apontava e aponta caminhos … O grande desafio do (a) catequista é´”experienciar” Jesus … ´sair de si … é tornar o mundo digital mais leve e mais humano.
Estas reflexões foram proporcionadas pelo Curso para novos Coordenadores oferecido pelo Regional Leste II e, principalmente, pelo apoio do Padre João Carlos e a Comunidade da Paróquia São João Evangelista que “patrocinaram” a minha participação e minha formação durante cinco dias na Casa de Retiro São José – Belo Horizonte –MG
Dircilene Honorato Ferreira – Equipe de Coordenação –Janeiro de 2020


