Nos dias 24 e 25 de agosto de 2019, aconteceu na Casa das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora bairro Dom Cabral-BH, a reunião ampliada da presidência do CNLB Leste II com os presidentes dos Conselhos diocesanos/Equipes de Articulação das (Arqui)dioceses de Minas e Espírito Santo. Estiveram presentes as (Arqui) dioceses de Divinópolis, Belo Horizonte, Teófilo Otoni, Cachoeiro do Itapemirim, São Mateus/Vitória, Pouso Alegre, Campanha, Diamantina, Itabira/Cel. Fabriciano, Guanhães, Mariana, Caratinga, Montes Claros, Colatina, Leopoldina, São João Del Rei.
Conforme a pauta, a reunião iniciou -se com o credenciamento e o café da manhã. Em seguida, a presidente do CNLB Leste II, Leci e o secretário Adriano conduziram o momento de oração e a acolhida dos presentes. Em seguida, o professor da PUC Minas e membro do CDL da Arquidiocese de BH Camilo de Lelis, fez uma análise de conjuntura situando-nos nos diferentes períodos da História com a mentalidade e/ou postura sócio relacional. Falou que na Idade Antiga predominou a Natureza como centro da História; na Idade Média, Deus como centro; na Idade Moderna o Homem.Na Idade pós Moderna, a nossa ,quem predomina? Conforme análises, hoje o que predomina é o EGO . O que vemos na atualidade é uma sociedade extremamente individualista, pragmatista, imediatista, hedonista, demonstrando o quanto estamos imaturos e é nesse contexto que a Igreja está inserida .
No Brasil vivemos um cenário sócio- econômico dualista entre os mais ricos e os mais pobres, redução de investimentos e reducionismo. Que perspectivas temos? A Igreja é filha do seu tempo e sentimos nela, estes reflexos: muita resistência de um lado a uma Igreja em saída , clericalismo e apatia de muitos leigos e sangria de tantos outros.
No período da tarde, o professor Webert Cirillo , apresentou um painel sobre o documento 105 da CNBB, trazendo luzes e sombras sobre o tema, além de falar a respeito dos avanços e recuos do Conselho nas Arqui/Dioceses. Ele falou dos desafios apresentados, diante dessa igreja chamada à construção da sinodalidade. Ainda no período da tarde, Leonardo, da equipe da presidência, conduziu um breve histórico do CNLB , apresentou as Diretrizes do CNLB para o período 2019/2022 e um estudo das dimensões que fundamentam a existência do CNLB como Organismo. Às 18 horas do sábado, aconteceu na capela das Irmãs a Celebração Eucarística .
No domingo, após a oração e café da manhã, realizou-se outro trabalho de grupo com indicação de propostas para elaboração do Plano de Ação do Regional em 2020. Apresentou-se também encaminhamentos para estruturação e melhor organização do Regional.
Esclareceu- se quem são os membros do Colegiado Regional : a presidência. Presidentes dos Conselhos diocesanos e representantes das Comissões dentro do Conselho e Organizações filiadas.Cada província deverá indicar um membro para ser o referencial do regional.
Fortalecimento das Comissões: Até 30/09 a província deverá indicar uma pessoa para integrar a equipe de formação do regional. Sugestão de local para a assembleia de 2020, Arquidiocese de Vitória.
Em seguida as presidentes dos Conselhos de Montes Claros, Teófilo Otoni e Mariana expuseram experiências de seus conselhos em suas dioceses, havendo partilha de experiências e esclarecimento de dúvidas . Ao final, foi realizada a Celebração de Envio dos cristãos leigos e leigas presentes no encontro.
Madalena Santos Pires
(Participante do encontro como representante da Equipe de Articulação do CNLB/ Guanhães.)
https://www.cnbbleste2.org.br/noticia/cnlb-do-regional-leste-2-realiza-reuniao-ampliada-26082019-121830