Reunião ampliada da Presidência do CNLB Leste II

Nos dias 24 e 25 de agosto de 2019, aconteceu na Casa das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora bairro Dom Cabral-BH, a  reunião ampliada da presidência do CNLB Leste II com os presidentes dos Conselhos diocesanos/Equipes de Articulação das (Arqui)dioceses de Minas e Espírito Santo. Estiveram presentes as (Arqui) dioceses de Divinópolis, Belo Horizonte, Teófilo Otoni, Cachoeiro do Itapemirim, São Mateus/Vitória,  Pouso Alegre, Campanha, Diamantina, Itabira/Cel. Fabriciano,  Guanhães,  Mariana, Caratinga, Montes Claros, Colatina, Leopoldina, São João Del Rei.

Conforme a pauta, a reunião iniciou -se com o credenciamento e o café da manhã.  Em seguida, a presidente do CNLB Leste II, Leci e o secretário Adriano conduziram o momento de oração e a acolhida  dos presentes. Em seguida, o professor da PUC Minas e membro do CDL da Arquidiocese de BH Camilo de Lelis, fez uma análise de conjuntura situando-nos nos diferentes períodos da História com a mentalidade e/ou postura sócio relacional. Falou que na Idade Antiga predominou a Natureza como centro da História; na Idade Média, Deus como centro; na Idade Moderna o Homem.Na Idade pós Moderna, a nossa ,quem predomina? Conforme análises, hoje o que predomina  é o EGO . O que vemos na atualidade é uma sociedade extremamente individualista, pragmatista, imediatista, hedonista, demonstrando o quanto estamos  imaturos e é nesse contexto que a Igreja está inserida .

No Brasil vivemos um cenário sócio- econômico dualista entre os mais ricos e os mais pobres, redução de investimentos e reducionismo. Que perspectivas temos? A Igreja é filha do seu tempo e sentimos nela, estes reflexos: muita resistência de um lado a uma Igreja em saída , clericalismo e apatia de muitos leigos e sangria de tantos outros.

No período da tarde,   o professor Webert Cirillo , apresentou um painel sobre o documento 105 da CNBB, trazendo luzes e sombras sobre o tema, além de falar a respeito dos avanços e recuos do Conselho nas Arqui/Dioceses. Ele falou dos desafios apresentados, diante dessa igreja chamada à construção da sinodalidade. Ainda no período da tarde, Leonardo, da equipe da presidência, conduziu um breve histórico do CNLB , apresentou as Diretrizes do CNLB para o período 2019/2022 e um estudo das dimensões que fundamentam a existência do CNLB como Organismo. Às 18 horas do sábado, aconteceu na capela das Irmãs  a Celebração Eucarística .
No domingo, após a oração e café da manhã, realizou-se outro trabalho de grupo com indicação de propostas para elaboração do Plano de Ação do Regional em 2020. Apresentou-se também encaminhamentos para estruturação e melhor organização do Regional.
Esclareceu- se quem são os membros do Colegiado Regional : a presidência. Presidentes dos Conselhos diocesanos e representantes das Comissões dentro do Conselho e Organizações filiadas.Cada província deverá indicar um membro para ser o referencial do regional.
Fortalecimento das Comissões: Até 30/09 a província deverá indicar uma pessoa para integrar a equipe de formação do regional. Sugestão de local para a assembleia de 2020,  Arquidiocese de Vitória.
Em seguida as presidentes dos Conselhos de Montes Claros, Teófilo Otoni e Mariana expuseram experiências de seus conselhos em suas dioceses, havendo partilha de experiências e esclarecimento de dúvidas . Ao final, foi  realizada a Celebração de Envio dos cristãos leigos e leigas presentes no encontro.

                                                                              Madalena Santos Pires

(Participante do encontro como representante da Equipe de Articulação do CNLB/ Guanhães.)

https://www.cnbbleste2.org.br/noticia/cnlb-do-regional-leste-2-realiza-reuniao-ampliada-26082019-121830

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: