É Manhã, Ressurreição

Verdadeiro homem novo ressurgiu da cruz, ressuscitou Jesus! Eis a Páscoa para toda a humanidade, aleluia! Eis a Páscoa, eis a grande novidade.do Senhor, aleluia.

     Pe. Frei Luiz Turra, OFM

Às vezes, fico a pensar se as pessoas se lembram do real significado da Páscoa. Páscoa é tempo de mudança, de renovação e de esperança, de vida nova. É nascimento, é novidade, é aurora, é ressurreição.

Páscoa é tudo isso, mas como centralidade, é a gratuidade de Deus por meio de seu Filho Jesus para conosco manifestada na salvação da humanidade. E pensando assim, a Páscoa nos motiva e nos convida à mudança radical de nossa vida, cuja meta passa a ser o ressuscitado. Mude, pois somente o que está morto não muda. E nós estamos vivos, pois Cristo nos trouxe vida nova. Fomos banhados n’Ele, por isso somos novas criaturas.

Vivenciamos 40 dias de experiência de deserto, mortificação e preparação. Passados esses dias nos quais vivemos e celebramos a espiritualidade do êxodo, chegamos ao dia que o Senhor fez para nós, o dia central da fé cristã; a Ressurreição de Jesus, como sinal do amor e pleno de Deus para conosco.

Deus nos fez numa atitude de amor infinito, por isso desde sempre Ele quis ficar bem próximo de nós para nos dar afeto, realização e sentido de existência. E Jesus é o Filho de Deus, homem da graça e do amor, que percorreu os caminhos e os limites de nossa humanidade para experimentá-la, tomando parte dos sofrimentos humanos e libertando os filhos e filhas de Deus de toda e qualquer situação de opressão, principalmente do Pecado e das atitudes exclusivistas da cultura da época. Exatamente por causa de sua atitude amorosa e libertadora que o Messias foi condenado pelo poder político e religioso.

Ao celebrar a paixão do Senhor na sexta-feira maior, como fazemos memória, o Salvador do mundo não perdeu sua vida no madeiro, Ele a doou por livre e inteira vontade, despojando-se, algo que é próprio de quem ama e se entrega para que a vida seja resgatada e tenha seu sentido renovado com aspecto de proximidade, de serviço e da comunhão, como Ele mesmo nos ensinou no gesto do lava-pés que celebramos na liturgia da quinta-feira maior. Assim chegamos à conclusão que, de Deus viemos; e em Cristo, para Ele iremos retornar, porque somos filhos da criação-redenção, revelada na Ressurreição de Jesus, verdadeira Páscoa de todos.

A Páscoa, entendo-a como passagem; no sentido bíblico-teológico é sempre passagem de uma situação de sofrimento e dor para uma situação de vida e alegria plena. Com a celebração da Ressurreição de Jesus, no Domingo de Páscoa, inauguramos um novo tempo na vida litúrgica da Igreja: o tempo pascal, quando experimentamos o Cristo glorioso, ressuscitado, mas o testemunho do sofredor que se humilhou diante de todos para garantir-nos vida nova, vida plena e definitiva.

Ao Senhor Ressuscitado, peçamos que, por meio de seu Espírito, nos leve a uma experiência profunda de seu evangelho e do seu testemunho de comunhão e doação, fazendo crescer em nós e em nossa realidade de cristãos, a profunda vontade de mergulhar no mistério de nossa fé.

Feliz Páscoa!

  Michel Araújo

(Michel Hoguinele Frazão Araújo, nascido em Materlândia, reside em Belo Horizonte, atualmente trabalha na Livraria Paulinas.

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: