Após cinco meses sem as Missas com participação presencial, por causa da Covid-19, retornou-se às Missas com a participação de 30% de fiéis na Catedral São Miguel e seguindo todas as orientações do Decreto Municipal e orientações do bispo diocesano Dom Otacilio Ferreira de Lacerda. Foram presididas três Missas no domingo 30 de agosto : 8h , 11h e 19h. Durante a semana também serão presididas as santas missas com a participação parcial dos fiéis e terça ou sexta-feira na Igreja Matriz São Miguel às 6h30 da manhã.
Na véspera, Dom Otacilio publicou em seu blog peotacilio.blogspot.com o seguinte texto poético:
Depois de um longo tempo…
“As comunidades eram perseverantes na Doutrina dos Apóstolos,
na Comunhão Fraterna, na Fração do Pão e na Oração”
(At 2, 42-45).
Amanhã, retomaremos às Missas com participação presencial parcial, observando as necessárias restrições e limitações que o momento exige, no cuidado de si e do outro.
Protocolos a serem observados se somarão às rubricas necessárias, que garantam a beleza da celebração, e também a graça de estarmos juntos e podermos celebrar.
Não verei o sorriso e a pureza do olhar das crianças, bem como muitos rostos com suas marcas, rugas e cabelos prateados, sinal de uma vida na graça e no temor de Deus vivido.
Não veremos todos os bancos tomados, como é praxe acontecer, mas com certeza, se considerarmos que outros tantos conosco de casa participando, não há bancos que a todos possamos acolher.
Não nos saudaremos, tão pouco nos abraçaremos, mas a alegria do reencontro falará mais alto, porque há muito não nos víamos ao redor das Mesas Salutares da Palavra e da Eucaristia.
Amanhã, veremos o brilho no olhar, e que antes parecia impossível e distante, agora, aos poucos, começa a se tornar uma doce e sonhada e tão desejada realidade.
É uma etapa a ser vivida, acolhida com amor, prudência e paciência, e que esperamos, num breve tempo transcorrido, podermos nos reencontrar, e todos juntos, na alegria e fé celebrar.
Amanhã…
Postado por Dom Otacilio F. de Lacerda em 29/08/2020.http://peotacilio.blogspot.com/2020/08/depois-de-um-longo-tempo.html