A partir do dia 05 de agosto de 1996, a Sociedade Radiodifusão Guanhães alterou seu nome de “Guanhães FM” para “Rádio Vida Nova FM”. O fato se deu devido à aquisição da empresa pela Diocese de Guanhães, por intermédio do padre Saint-Clair Ferreira Filho, na época, o Administrador Diocesano.
Com o objetivo de evangelizar, a partir de então, a Rádio Vida Nova FM da Diocese de Guanhães tem inserido em sua programação programas religiosos e músicas que não ferem os princípios da fé católica e familiar.
Sob a frequência modulada 91,5MHz, a emissora se localiza na Rua Amável Nunes, 55, nos fundos da Catedral São Miguel em Guanhães, com seu transmissor e sua antena de transmissão situados na rua da Torre, conhecida também como Torre do Pito.
No início de suas atividades, era necessária a presença humana 24 horas por dia, pois todos os aparelhos eram acionados manualmente. Aos poucos, os cartuchos e MDs que continham os comerciais foram substituídos por mp3 e software que as executava em horários programados. Os discos de vinil com suas pick’ups (toca discos) e CDs também cederam seus lugares ao mp3. Hoje, devido à tecnologia, a programação musical e comercial poderia ser feita com anos de antecedência, se não fosse necessário atualizar os lançamentos musicais e as ofertas e publicidades dos anunciantes.
Mais de 20 cidades do centro-leste mineiro acompanham a programação e participam das promoções da rádio. Todos os dias inúmeras pessoas que moram em outras cidades, estados e países acompanham a Vida Nova pela internet.