No dia 21 de fevereiro, às 19h, na Catedral São Miguel, em Guanhães, foram ordenados três novos presbíteros numa solene Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano, Dom Otacilio Ferreira de Lacerda.
Foram ordenados Pe. André Luiz Eleotério da Lomba que adotou como lema “Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou” (João 4, 34); Pe. Daniel Bueno Borges escolheu como lema “Restaurar todas as coisas em Cristo” (Ef. 1, 10); Pe. Edmilson Henrique Cândido assumiu como lema “Fazer a vontade daquele que me enviou” (João 4, 34).
Com alegria, a Diocese de Guanhães acolheu o seu Clero, Dom José Aristeu Vieira- bispo diocesano de Luz (MG), os familiares dos ordenandos e grande número de padres e fiéis de diversas localidades.
Em sua homilia, Dom Otacilio refletiu as leituras propostas para a celebração e, dirigindo-se aos ordenandos, exortou-os ao seguimento de Jesus, o Bom Pastor, na dedicação ao Povo de Deus, além de destacar a missão do sacerdote. “Não se cansem de ser misericordiosos na boa confissão e dedicação total como o Pai foi misericordioso com vocês; gastem tempo visitando os doentes, agradem a Deus e não a si mesmos; a alegria sacerdotal se encontra exclusivamente seguindo este caminho, tentando agradar a Deus”. Ao final da celebração, Pe. Salomão Rafael, representante dos presbíteros, acolheu os novos padres no presbitério da diocese, e Pe. André, agradeceu aos familiares, às mães que geraram os novos padres para a Igreja, aos formadores, aos incentivadores de suas vocações e terminou dizendo: “o longo tempo do diaconato acabou, agora inicia a diaconia”. Desejamos que eles tenham fecundo ministério junto ao povo a eles confiado! Que sejam dóceis e vivam intensamente anunciando Jesus, o Evangelho vivo. Deus os abençoe e os conduza sempre mais à perfeição.