Dom Otacilio Ferreira de Lacerda informa que mantém recomendação para que as missas sejam virtuais, acompanhando a fase emergencial do Plano do Estado que prorrogou a onda roxa . A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (5/4):
Caríssimos Presbíteros, Bispo Emérito, Diácono, Agentes de Pastoral e amado Povo de Deus da Diocese de Guanhães.
“Aqueles, porém, que esperam no Senhor, renovam as suas forças, criam asas como águia, correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” (Is 40,31)
Tendo ouvido o Conselho Presbiteral, e considerando a recente posição do Supremo Tribunal Federal (STF), assim como a atual situação de pandemia na maioria das cidades desta região, oriento para que a Diocese de Guanhães continue mantendo a restrição de celebrações, sendo apenas de forma virtual até o dia 11 de abril, inclusive.
A liberdade de culto é garantida por lei neste país, mas o cuidado com a vida deve estar sempre em primeiro lugar no amor a Deus sobre todas as coisas.
No entanto, ficaremos atentos para qualquer possível mudança no cenário, em contínuo processo de reflexão e posteriores orientações.
Contamos com a valiosa compreensão, paciência e colaboração de todos, e mais uma vez reafirmamos a importância de nossas famílias, como pequenas Igrejas Domésticas, com os votos de uma Santa e Feliz Páscoa.
As Missas voltaram a ser presenciais mas com número limitado de fiéis no 1º de Maio.