1993 – Realizou-se a I Assembleia Diocesana de Pastoral em Guanhães- Voz e vez do povo – Fé, vida , comunidade.
Esta Assembleia teve como fases preparatórias assembleias nas comunidades rurais e urbanas de todas as paróquias. Alguns leigos foram treinados pelo bispo diocesano Dom Felippe e este grupo ficou responsável por realizar as assembleias nas comunidades rurais e urbanas e em todas as paróquias. Foi uma assembleia que contou com uma grande participação dos leigos.
Ao final, três prioridades, as atividades, para quem, onde, quando e os responsáveis pelo cumprimento das ações foram apontados.
As três prioridades e os objetivos:
Família , centro de evangelização e catequese – a) Fazer com que a catequese aconteça nas famílias, principalmente; b) Conscientizar as pessoas que catequese não é só para crianças; c) Despertar as pessoas para a vida em comunidade, mostrando a importância dos Grupos de Reflexão; Conscientizar a pessoa do seu papel enquanto Igreja , comunidade de fé; Despertar os diversos serviços dentro da comunidade.
Formação de Lideranças rurais e urbanas – a) Despertar novas lideranças e dar-lhes formação; b) Oferecer formação para as lideranças atuantes, realizando estudos permanentes com os mesmos; c) Formar animadores de comunidades e catequistas, fazendo-os conhecer o Documento da Catequese Renovada; Conscientizar as lideranças políticas sobre o seu compromisso de servir ao povo. Foram propostos três cursos de formação: Catequese Renovada em duas etapas, Curso de Fé e política e de Animação Missionária
Formação das diversas pastorais – Trabalhar as várias necessidades do povo (saúde, crianças, jovem etc) através de cursos da Pastoral Carcerária, Da Criança, Da Juventude e curso de Medicina Alternativa.