O informativo da Folha Diocesana publicou na Edição n 256, a nova reorganização da diocese em 4 áreas pastorais:
….” Segundo o coordenador de pastoral, Pe José Aparecido dos Santos, “visam facilitar o trabalho pastoral, o estudo, a aplicação das propostas pastorais da diocese. É uma metodologia usada para facilitar o trabalho, caminhar mais perto das paróquias, facilitar o estudo dos documentos da Igreja e propostas pastorais partilhando com os leigos, que representam nossas comunidades, tornando-os presentes na decisões da igreja.
A “Área 1”- Santa Maria Eterna é composta por São João Evangelista, Paulistas, Peçanha/Cantagalo, São Pedro do Suaçuí, São José do Jacuri, Coluna/ Frei Lagonegro, São Sebastião do Maranhão, Água Boa e Santa Maria do Suaçuí/ José Raydan. Padre Eduardo Dornelas é o responsável pela área.
A “Área 2 – Área Nossa Senhora do Patrocínio” é coordenada pelo Pe João Carlos e é constituída por Joanésia, Braúnas, Virginópolis e Divinolândia de Minas.
A “Área 3 – Área Nossa Senhora da Conceição” é constituída por Morro do Pilar, Santo Antônio do Rio Abaixo, Dom Joaquim, Conceição do Mato Dentro, Córregos e Tapera, tendo como coordenador Pe Adão Soares.
A “Área 4 -Área São Miguel ”, da qual fazem parte Guanhães (São Miguel e N Sra Aparecida), Rio Vermelho, Materlândia, Sabinópolis, Senhora do Porto, Dores de Guanhães/ Carmésia e Ferros é coordenada por pe ( por ora a escolher) .
Vale lembrar que a Diocese, após duas assembleias realizadas por Dom Felippe ( primeiro bispo) foi dividida em dois decanatos : Decanato Norte e Decanato Sul com sedes, uma em Guanhães e a outra em São João Evangelista.
Em 2004, após assembleia realizada por Dom Emanuel, (segundo bispo)ficou decidido que a Diocese seria dividida em 4 áreas pastorais.
Depois, as paróquias foram redistribuídas formando 7 áreas pastorais.
Após um período, foi realizada avaliação dos trabalhos e optou-se pelo retorno das 4 áreas pastorais , conforme se pode ver no Artigo do Jornal Folha Diocesana da Diocese, no trecho acima.