Na noite de terça-feira, 4 de fevereiro, aconteceu na Catedral diocesana, na Paróquia São Miguel e Almas, uma grande celebração que abriu o ano pastoral de 2020.
A missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Otacilio Ferreira da Lacerda e concelebrada por quase todos os padres da Diocese. Estiveram presentes, religiosos, consagrados, agentes de pastorais e fiéis leigos de todas as paróquias e pastorais.
Os quatro pilares da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, foi o destaque da celebração. Na proposta das diretrizes, lembrou a casa, lugar do encontro e da páscoa semanal é sustentada por quatro pilares essenciais:
1) O Pilar da Palavra de Deus e a iniciação à vida cristã;
2) O Pilar do Pão que é a casa sustentada pela liturgia e sobre a espiritualidade;
3) O Pilar da Caridade que é a casa sustentada sobre o acolhimento fraterno e sobre o cuidado com as pessoas, especialmente os mais frágeis e excluídos e invisíveis;
4) O Pilar da Missão porque é impossível fazer uma experiência profunda com Deus na comunidade eclesial que não leve, inevitavelmente, à vida missionária.
Alguns trechos da homilia de Dom Otacilio:
A Diocese de Guanhães é tão pobre, tão cheia de provações, mas procura ser missionária. Dou graças a Deus pela nossa Diocese.
Nossa missão é fazer ” levantar” , (baseando-se no Evangelho do dia Marcos 5,21-43.«Talitha qûm!», «Menina, sou Eu que te digo: levanta-te!» ) é animar! Dar vida!
A Evangelização é possível graças ao trabalho generoso dos leigos.
Os pilares das novas Diretrizes de nossa Igreja 2019-2023:
O pilar da Palavra: Palavra amada e vivida. É preciso alimentar-se dela, sempre .
O pilar do Pão – O Pão nos fortalece, precisamos deste salutar alimento. Famílias que participam mais das Missas são mais fortes. Uma família sem Eucaristia não se sustenta.
O pilar da caridade. Nunca pode faltar a caridade em nossas ações. O amor em primeiro lugar. Na campanha solidária para as vítimas das enchentes de Governador valadares, muitas doações. Povo solidário.
Pilar da Ação Missionária. A comunidade que toma sua cruz e segue em frente, só cresce. ” Não devemos pedir para nos livrar das cruzes, mas pedir coragem e forças para carregá-las.