Realização em Conceição do Mato Dentro/Diocese de Guanhães/MG, no estado de Minas Gerais, com o tema: ” Bacia do Rio Doce, nossa Casa Comum – Aos pés do Bom Jesus, cuidar da mãe Terra, das águas e da vida”. Foi um acontecimento muito importante de valorização da vida
Após ter sido realizada em toda a Província Eclesiástica de Mariana-MG, rompeu-se as fronteiras dessa Região Eclesiástica para celebrar exatamente onde se encontram as bacias do Rio Doce, São Francisco e Jequitinhonha, bem como os biomas da Mata Atlântica e do Cerrado. Pelos motivos de se encontrar nessa região crescente extração de minério de ferro , onde prevalece a monocultura do eucalipto, nascentes sendo extintas, matas sendo devastadas , pessoas sendo privadas de direitos e perdendo dignidade…
Foram meses de realizações de reuniões para trabalhos diversos e para tal uma equipe de organização foi criada, envolvendo as Dioceses: Guanhães, Governador
Valadares, Caratinga, Itabira/Coronel Fabriciano, Arquidiocese de Mariana e também: Cáritas Diocesana de Itabira e Governador Valadares, Comissão Patoral da Terra, Fórum Permanente em Defesa da bacia do Rio Doce, Instituto Pe Nelito Dornelas, MAM- Movimento pela Soberania Popular na Mineração, Movimentos Populares e Sociais.
Diversas Caravanas compareceram, com romeiros levando suas bandeiras, faixas e cartazes com fé e cidadania, clamando por justiça, soberania popular, a serviço da vida e da esperança.
A programação constou-se de acolhida aos romeiros, abertura da Romaria, caminhada pelas ruas da cidade, Celebração da Missa presidida por Dom Otacilio e concelebrada por alguns padres da Diocese e de outras Dioceses . Encerrou-se com o almoço para todos os presentes.
Oração da 5ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce
Ó Bom Jesus, aos Vossos pés, colocamo-nos, confiantes, celebrando a 5ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce. Acolhidos em Vosso Santuário, em Conceição do Mato Dentro, trazemos a dor e o sofrimento de nossos irmãos e irmãs, diante dos desmandos da mineração, do agro e hidronegócio, dos monocultivos e do consumismo desenfreado, que ceifam vidas, levam à exaustão os bens da natureza, poluem a terra, destroem matas e rios, escravizam a mão de obra humana e fortalecem uma economia a serviço do lucro e não da vida e dos povos.
Sob a Vossa graça e bênção, fortalecem nossas esperanças e lutas, o testemunho de tantos profetas e profetizas, de ontem e de hoje, de perto e de longe, quais discípulos missionários que doaram suas vidas no anúncio do Evangelho da Vida, na defesa dos povos e do meio ambiente.
Dai-nos coragem, discernimento e perseverança, para respondermos, à altura, aos muitos desafios a serem enfrentados no compromisso com a vida, a dignidade e a justiça.
Fazei-nos, ó Bom Jesus, instrumentos Vossos a serviço da ecologia integral, guardiões da Casa Comum, para realizar Vosso Plano de Amor, no cuidado com a Mãe Terra, com as Águas e com a Vida, em prol da recuperação de nossa Bacia do Rio Doce e da construção da sociedade do bem viver e do conviver, sinal do Vosso Reino de Vida, Verdade, Justiça e Paz. Amém.