1º de maio de 2016: “Hoje celebramos as Bodas de pérola de nossa Diocese. Ela é a nossa Pérola, vale a pena sacrificar-se por ela, vale a pena deixar muitas coisas para dedicar-se a ela”. (Dom Jeremias, em sua homilia). Anúncio da Abertura dos trabalhos para a realização da V Assembleia Diocesana.
V Assembleia Diocesana de Pastoral
O objetivo foi o mesmo de toda a Igreja no Brasil: “Evangelizar a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino Definitivo”.
Maio
Houve um encontro com representações das paróquias e os padres para discutirem sobre a Assembleia, propostas, conteúdo e meta. Encontro coordenado por Dom Jeremias.
Junho
Realizaram-se em todas as paróquias encontros com as lideranças preparando os agentes para a prática das assembleias nas comunidades.
Em Julho e Agosto realizaram-se as assembleias nas comunidades e plenários paroquiais a partir dos relatos comunitários.
No final de Agosto e Setembro, ocorreram as assembleias em sete áreas Pastorais. A presença de Dom Jeremias em todas as Áreas Pastorais deu maior visibilidade ao “Sentir Igreja e membro de uma Igreja em Saída”.
15 de novembro – Reuniram-se as representações das paróquias com os padres e Dom Jeremias para acolherem as propostas que norteariam a Evangelização nos anos seguintes.
Na condução do trabalho esteve o padre Elizeu, da Diocese de Teófilo Otoni, assessorado por padres e leigos que contribuíram para o bom desenvolvimento da temática.
Com base nos Documentos da Igreja – carta do papa Francisco sobre a família Amoris Letitiae, as Diretrizes da CNBB 2015 – 2019, Evangelium Gaudium, Laudato Si e Doc. 100 da CNBB -, indicou-se como urgência na diocese pensar uma “Igreja Missionária em saída”, com um Diretório Diocesano de Pastoral e Liturgia facilitando a Pastoral de Conjunto, a espiritualidade e a formação permanente para todos os agentes e em todos os seguimentos eclesiais.
15 de novembro de 2016 – Celebração Eucarística: ponto culminante da V Assembleia. No início da Celebração, foi apresentada a nova imagem de São Miguel que se encontra do lado direito do presbitério na Catedral. Ao final da Celebração, fez-se a entronização da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida que retornou de Aparecida à Diocese. A Imagem foi deposta do lado esquerdo do presbitério.