Entre os dias 10 e 13 de novembro, a Diocese de Guanhães marcou presença na Assembleia Ampliada do Conselho Episcopal do Regional Leste 2, um dos encontros mais significativos para a Igreja em Minas Gerais. O evento, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), aconteceu no Instituto de Integração Pessoal – Casa Mãe Acolhedora, em Belo Horizonte (MG), reunindo bispos, coordenadores de pastoral, presbíteros e representantes leigos das 28 (Arqui)Dioceses do estado.
.
Representando nossa Igreja Particular, participaram o bispo diocesano, Dom Otacilio Ferreira de Lacerda, o coordenador diocesano de pastoral, Pe. José Aparecido dos Santos, e o representante dos presbíteros, Pe. José Geraldo da Silva.
.
Sob a presidência de Dom José Carlos de Souza Campos, o encontro foi conduzido em um clima de comunhão e esperança, com o objetivo de refletir sobre os rumos da evangelização no contexto atual, a partir de três grandes eixos:
.
– Os dados do último Censo sobre religião no Brasil;
– A aplicação das conclusões do Sínodo sobre Sinodalidade nas Igrejas locais;
– E as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) como resposta aos desafios pastorais do tempo presente.
.
Em sintonia com ensinamentos do saudoso Papa Francisco, os participantes reafirmaram o compromisso com uma Igreja sinodal, missionária e em saída, aberta ao diálogo e guiada pelo Espírito Santo.
.
Para Dom Otacilio, momentos como este fortalecem os laços de unidade e a caminhada pastoral em todas as dioceses:
.
“É uma graça muito grande, o encontro de bispos, padres, leigos e leigas. Estamos aqui rumo a aprovação de novas diretrizes para a assembleia dos bispos no ano que vem. Com fé em Deus, com muita esperança, as diretrizes da ação evangelizadora têm também uma ressonância muito forte da realização do sínodo, que todos nós participamos.”, afirmou o bispo diocesano.
.
A Diocese de Guanhães une-se a todo o Regional Leste 2 em oração para que esta assembleia produza frutos de comunhão, corresponsabilidade e renovado ardor missionário em cada Igreja particular de Minas Gerais.
.
Fotos: Tatiane Soares/ Assessoria de Comunicação CNBB Regional Leste 2