A Diocese de Guanhães anunciou com alegria o início do Ano Jubilar da Esperança, que será celebrado de 29 de dezembro de 2024 a 28 de dezembro de 2025, conforme a Bula Spes non confundit do Papa Francisco, datada de 9 de abril de 2024.
O Jubileu, inspirado no tema bíblico “A esperança não decepciona” (Rm 5,5), convida os fiéis a se tornarem peregrinos da esperança, assumindo uma caminhada espiritual de renovação interior e compromisso com a transformação pessoal e social, conforme ressaltado por Dom João Justino Medeiros Silva, vice-presidente da CNBB.
Celebrações de Abertura
A programação terá início no dia 29 de dezembro de 2024, às 9h, com uma Santa Missa na Catedral de Guanhães, presidida por Dom Otacílio Ferreira de Lacerda, com a participação do clero e representantes das paróquias, religiosas, seminaristas e fiéis de toda a Diocese.
Símbolos do Ano Jubilar
Dois símbolos marcarão este tempo especial:
1. A unidade entre nós/sinodalidade, representada pela celebração da Santa Missa no dia 29 de dezembro de 2024.
2. A Peregrinação com a Cruz Missionária, que passará por todas as paróquias, unindo comunidades e fortalecendo a animação missionária em prol da evangelização.
Um Ano de Conversão e Solidariedade
O Jubileu da Esperança será um tempo de perdão, indulgência plenária e um convite à vivência de uma fé comprometida com a justiça, reconciliação e cuidado com os mais necessitados. A Diocese reforça seu compromisso com os encarcerados, enfermos, jovens, idosos, pobres e migrantes, promovendo uma caminhada de fraternidade e solidariedade.
Lugares de Peregrinação
Os locais escolhidos como destino para as peregrinações jubilares incluem:
Dom Otacílio convida todos os fiéis a participarem deste momento de fé e renovação, rogando a intercessão de São Miguel Arcanjo, padroeiro da Diocese, e da Bem-Aventurada Virgem Maria, para que sejam guiados por um espírito de esperança e unidade.
Que este Jubileu seja uma oportunidade para reafirmarmos nossa missão cristã e fortalecermos nossa caminhada espiritual rumo a um mundo mais justo e fraterno.
Diocese de Guanhães
Guanhães, MG – 19 de dezembro de 2024
JUBILEU DA ESPERANÇA – 2025
MENSAGEM AO AMADO POVO DE DEUS, JUNTAMENTE COM SEUS PASTORES DAS PARÓQUIAS DE NOSSA DIOCESE
“A esperança não decepciona” (Rm 5, 5)
Graça e paz da parte de N.S.J.C.!
Neste esperançoso tempo de preparação natalina, estamos às vésperas de iniciarmos um grande acontecimento na história da nossa Igreja e da nossa história de fé: O Ano Jubilar da Esperança de 29/12/2024 a 28/12/2025, conforme a Bula “Spes non confundit” de 9 de abril de 2024, de nosso Papa Francisco.
É o Senhor quem nos convida a renovar nossas esperanças, como peregrinos da esperança, pois “Ser um peregrino de esperança é assumir um caminho espiritual que envolve não apenas a busca de lugares sagrados, mas também uma atitude de renovação interior e compromisso com a transformação pessoal e social” (Dom João Justino Medeiros Silva – Vice-Presidente da CNBB).
Em comunhão com o Papa Francisco, exorto cada batizado, cristãos leigos e leigas, ministros ordenados e todas as pessoas de boa vontade, a celebrarmos juntos este acontecimento em favor da promoção da sacralidade da vida, desde a concepção ao seu declínio natural, conscientes de que esperançar é a nossa missão, na fidelidade a Jesus Cristo que conosco caminha (Cf. Fl 3,14).
Alegra-nos o testemunho das diversas comunidades (rurais e urbanas), das pastorais, dos movimentos e das associações de um amor a Deus para com o próximo e nossas famílias: na acolhida, na atenção às necessidades, no cuidado da vida e da Casa Comum numa necessária Ecologia Integral, convictos de que tudo está interligado.
Assim fazemos, crendo em Jesus Cristo, a Porta de Salvação (Cf. Jo 10,7.9), a porta da entrada no Reino Celeste, chamados e comprometidos com a libertação em todas as suas dimensões, ao perdão das dívidas, à reconciliação e ao restabelecimento de uma ordem mais justa e fraterna, com compromissos de proximidade e solidariedade com os encarcerados, enfermos, jovens, migrantes, idosos, pobres, etc.
Nosso esperado primeiro e promissor momento acontecerá no próximo dia 29, às 09h, na Catedral, em Guanhães, com a Celebração da Santa Missa, com todo o Clero e representantes de nossas Paróquias, religiosas, consagradas, seminaristas.
Dois símbolos marcarão este ano jubilar – a unidade entre nós/sinodalidade com a Santa Missa dia 29/12 e a Peregrinação com a Cruz Missionária em todas as paróquias, um símbolo importante para a evangelização dos povos e na animação missionária, conforme programação a ser oportunamente comunicada.
Seja o Jubileu um tempo de peregrinações, perdão e indulgência plenária como nos orienta a mencionada Bula.
Deste modo teremos três lugares em nossa Diocese: a Catedral, Santuário Senhor Bom Jesus de Matosinhos – Conceição do Mato Dentro e a Paróquia Santa Maria Eterna em Santa Maria do Suaçuí.
Que São Miguel Arcanjo, Padroeiro de nossa Diocese e a Bem-Aventurada Virgem Maria, a “Estrela da Evangelização” nos acompanhe nesta peregrinação jubilar da Esperança.
+ Dom Otacilio Ferreira de Lacerda
Bispo diocesano de Guanhães, MGGuanhães MG, 19 de dezembro de 2024