Jubileu da Esperança 2025: Diocese de Guanhães Inicia um Tempo de Renovação e Peregrinação

A Diocese de Guanhães anunciou com alegria o início do Ano Jubilar da Esperança, que será celebrado de 29 de dezembro de 2024 a 28 de dezembro de 2025, conforme a Bula Spes non confundit do Papa Francisco, datada de 9 de abril de 2024.

O Jubileu, inspirado no tema bíblico “A esperança não decepciona” (Rm 5,5), convida os fiéis a se tornarem peregrinos da esperança, assumindo uma caminhada espiritual de renovação interior e compromisso com a transformação pessoal e social, conforme ressaltado por Dom João Justino Medeiros Silva, vice-presidente da CNBB.

Celebrações de Abertura

A programação terá início no dia 29 de dezembro de 2024, às 9h, com uma Santa Missa na Catedral de Guanhães, presidida por Dom Otacílio Ferreira de Lacerda, com a participação do clero e representantes das paróquias, religiosas, seminaristas e fiéis de toda a Diocese.

Símbolos do Ano Jubilar

Dois símbolos marcarão este tempo especial:

1. A unidade entre nós/sinodalidade, representada pela celebração da Santa Missa no dia 29 de dezembro de 2024.

2. A Peregrinação com a Cruz Missionária, que passará por todas as paróquias, unindo comunidades e fortalecendo a animação missionária em prol da evangelização.

Um Ano de Conversão e Solidariedade

O Jubileu da Esperança será um tempo de perdão, indulgência plenária e um convite à vivência de uma fé comprometida com a justiça, reconciliação e cuidado com os mais necessitados. A Diocese reforça seu compromisso com os encarcerados, enfermos, jovens, idosos, pobres e migrantes, promovendo uma caminhada de fraternidade e solidariedade.

Lugares de Peregrinação

Os locais escolhidos como destino para as peregrinações jubilares incluem:

  • Catedral de Guanhães
  • Santuário Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Conceição do Mato Dentro
  • Paróquia Santa Maria Eterna, em Santa Maria do Suaçuí

Dom Otacílio convida todos os fiéis a participarem deste momento de fé e renovação, rogando a intercessão de São Miguel Arcanjo, padroeiro da Diocese, e da Bem-Aventurada Virgem Maria, para que sejam guiados por um espírito de esperança e unidade.

Que este Jubileu seja uma oportunidade para reafirmarmos nossa missão cristã e fortalecermos nossa caminhada espiritual rumo a um mundo mais justo e fraterno.

Diocese de Guanhães
Guanhães, MG – 19 de dezembro de 2024

JUBILEU DA ESPERANÇA – 2025

MENSAGEM AO AMADO POVO DE DEUS, JUNTAMENTE COM SEUS PASTORES DAS PARÓQUIAS DE NOSSA DIOCESE

“A esperança não decepciona” (Rm 5, 5)

Graça e paz da parte de N.S.J.C.!

Neste esperançoso tempo de preparação natalina, estamos às vésperas de iniciarmos um grande acontecimento na história da nossa Igreja e da nossa história de fé: O Ano Jubilar da Esperança de 29/12/2024 a 28/12/2025, conforme a Bula “Spes non confundit” de 9 de abril de 2024, de nosso Papa Francisco.

É o Senhor quem nos convida a renovar nossas esperanças, como peregrinos da esperança, pois “Ser um peregrino de esperança é assumir um caminho espiritual que envolve não apenas a busca de lugares sagrados, mas também uma atitude de renovação interior e compromisso com a transformação pessoal e social” (Dom João Justino Medeiros Silva – Vice-Presidente da CNBB).

Em comunhão com o Papa Francisco, exorto cada batizado, cristãos leigos e leigas, ministros ordenados e todas as pessoas de boa vontade, a celebrarmos juntos este acontecimento em favor da promoção da sacralidade da vida, desde a concepção ao seu declínio natural, conscientes de que esperançar é a nossa missão, na fidelidade a Jesus Cristo que conosco caminha (Cf. Fl 3,14).

Alegra-nos o testemunho das diversas comunidades (rurais e urbanas), das pastorais, dos movimentos e das associações de um amor a Deus para com o próximo e nossas famílias: na acolhida, na atenção às necessidades, no cuidado da vida e da Casa Comum numa necessária Ecologia Integral, convictos de que tudo está interligado.

Assim fazemos, crendo em Jesus Cristo, a Porta de Salvação (Cf. Jo 10,7.9), a porta da entrada no Reino Celeste, chamados e comprometidos com a libertação em todas as suas dimensões, ao perdão das dívidas, à reconciliação e ao restabelecimento de uma ordem mais justa e fraterna, com compromissos de proximidade e solidariedade com os encarcerados, enfermos, jovens, migrantes, idosos, pobres, etc.

Nosso esperado primeiro e promissor momento acontecerá no próximo dia 29, às 09h, na Catedral, em Guanhães, com a Celebração da Santa Missa, com todo o Clero e representantes de nossas Paróquias, religiosas, consagradas, seminaristas.

Dois símbolos marcarão este ano jubilar – a unidade entre nós/sinodalidade com a Santa Missa dia 29/12 e a Peregrinação com a Cruz Missionária em todas as paróquias, um símbolo importante para a evangelização dos povos e na animação missionária, conforme programação a ser oportunamente comunicada.

Seja o Jubileu um tempo de peregrinações, perdão e indulgência plenária como nos orienta a mencionada Bula.

Deste modo teremos três lugares em nossa Diocese: a Catedral, Santuário Senhor Bom Jesus de Matosinhos – Conceição do Mato Dentro e a Paróquia Santa Maria Eterna em Santa Maria do Suaçuí.

Que São Miguel Arcanjo, Padroeiro de nossa Diocese e a Bem-Aventurada Virgem Maria, a “Estrela da Evangelização” nos acompanhe nesta peregrinação jubilar da Esperança.

+ Dom Otacilio Ferreira de Lacerda
Bispo diocesano de Guanhães, MG

Guanhães MG, 19 de dezembro de 2024

 

A Palavra do Pastor
Presbítero: homem da imersão e da emersão…

Presbítero: homem da imersão e da emersão…

  “Imerso no Amor para fazer emergir a vida...” Em todo tempo, mas de modo especial na Quaresma, vivemos, como...
Read More
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: