Na manhã de sábado, 05 de outubro de 2024, às 9h, reuniram-se os membros da Comissão de Trabalho Pró-Assembleia Diocesana de Pastoral, no salão ao lado da Catedral, juntamente com Dom Otacílio Ferreira de Lacerda, para dar sequência aos passos orientadores da referida Assembleia. Dentro da proposta sinodal, foram debatidas as etapas a seguir para a realização da mesma. A primeira atitude foi rever a síntese das perguntas respondidas na reunião anterior, as quais serão o conteúdo de trabalho para a escuta da realidade junto às comunidades, pastorais e movimentos.
Pontuou-se que a nossa Assembleia Diocesana terá três etapas bem distintas, mas em sintonia de conteúdo, todas baseadas nas orientações do Sínodo dos Bispos e nas Diretrizes da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). A primeira etapa será a escuta da realidade – de outubro a dezembro de 2024 – junto às comunidades, pastorais e movimentos; a segunda etapa será a escuta da Igreja – conclusões do Sínodo e Diretrizes da CNBB (de janeiro a julho de 2025); a terceira etapa será a confrontação da realidade diocesana com a proposta oficial da Igreja, visando elaborar um Plano de Pastoral de Conjunto em perspectiva sinodal e com saída missionária (comunitária/pastoral/movimento, agosto de 2025; paroquial, setembro de 2025; Área Pastoral, outubro de 2025; diocesana, novembro de 2025).
A tônica de todo o processo será a Animação Bíblica da Vida e da Pastoral, a Iniciação à Vida Cristã (IVC) e as comunidades eclesiais missionárias, despertando vocações para os diversos ministérios eclesiais, com vistas ao Reino de Deus.
Que São Miguel Arcanjo e Maria Santíssima nos auxiliem nesta caminhada!
Contamos com o empenho e apoio de todos – ministros ordenados, leigos e leigas.
A Comissão de trabalho Pró-6ª Assembleia é composta por:
1- Área Pastoral São Miguel. Padre a escolher e Elizabeth Aparecida Gonçalves as Silva
2- Área Pastoral Santa Maria Eterna. Padre Eduardo Dornelas e Alessandro Gomes Alexandre
3- Área Pastoral N. Sra. Patrocínio. Padre João Carlos de Sousa e Manoel de Oliveira Filho
4- Área Pastoral N. Sra Conceição. Padre Adão Soares e Regina dos Anjos
5- RCC, Marília Gomes de Sousa
6- Catequese, Eliana Maria de Alvarenga Guimarães
7- CNLB, Maria Madalena dos Santos Pires
8- CEBs. Néria Ester Leite
Dom Otacílio e Pe. José Aparecido dos Santos
O Material de trabalho: Nossa realidade pastoral à luz das sugestões enviadas em construção das DGAE 2025-2029 e segunda fase do Sínodo da Sinodalidade.
NB. Trabalhar com este material nas comunidades, Conselhos e pastorais como meio de avaliação da nossa caminhada evangelizadora neste ano de 2024.
Padre José Aparecido dos Santos
Pela Coordenação Diocesana de Pastoral.