Homilia de Dom Otacilio – Missa no Santuário Nossa Senhora da Conceição de Aparecida

 Missa no Santuário Nossa Senhora da Conceição de Aparecida – São Paulo – 07/09/24 – 9 horas

Saúdo Dom Orlando Brandes com meu agradecimento pela possibilidade de estar aqui presidindo; seria ele, mas fui convidado também por ele e pela Comissão Nacional da Ação Social Transformadora da Igreja do Brasil a estar aqui presente presidindo esta Eucaristia celebrando a caminhada e o compromisso das pastorais sociais da Igreja no Brasil.
Não farei menção por questão óbvia do tempo, mas coloco no altar do Santuário da nossa Mãe o tão importante e necessário  trabalho da ação pastoral da igreja no Brasil em favor da vida através das inúmeras pastorais sociais, inúmeros agentes de pastoral comprometendo a sua vida, a sua fé na causa do Reino na promoção da vida como o tema e o lema dessa Eucaristia nos propõe.
Celebramos, hoje,  *a 37ª Romaria das trabalhadoras e trabalhadores desses quatro Estados: São Paulo, Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo – essa Romaria é uma expressão da religiosidade em suas dimensões: pessoal, comunitária e social.
Sim, uma devoção à Nossa Senhora, no mínimo, tem que ser expressa na sua dimensão pessoal, na sua dimensão comunitária (eclesial) e também na sua dimensão social no sagrado compromisso com a vida.
A devoção  à Nossa Senhora nos faz apaixonados e comprometidos com a vida do povo que é a causa do Reino pela qual Jesus se entregou e morreu por amor de nós.
Expressemos nossa devoção como pessoa, como Igreja e como comprometidos com uma sociedade nova transformada, sinalizando a justiça e a paz e é também esse o clamor do *30º Grito das excluídas e excluídos, conscientes de que todas as formas de vida importam, mas quem se importa? Ouso dizer que, quem for devoto de Nossa Senhora, se importa sim e muito na defesa da vida.
A devoção com Maria como lembra o tema nos faz crescer em amizade e nos faz fortalecidos, comprometidos na luta pela justiça, pelo bem viver; devotos de Maria tem paixão pela vida, promovem a vida e defendem a vida em todas as suas formas e em todas as suas expressões.
Sim, a vida importa e é pela vida que nós estamos aqui, é sedentos de vida que acorremos a este santuário.
Esta, na essência é a mensagem do Evangelho que acabamos de ouvir: a famosa passagem em que Jesus sacia a fome dos seus discípulos em dia de sábado para escândalo dos fariseus, para escândalos de alguns: Por que fazer isso que não é permitido em dia de sábado?
Ora, queridos romeiros e romeiras, Jesus, o Filho do Homem, é Senhor também do sábado; com esta ação de Jesus retratada pelo Evangelho, ressalta uma das mais belas mensagens cristãs: a vida está acima de toda e qualquer lei.
Toda a lei só tem sentido se ela promover a vida, se ela defender a vida. Toda a lei se torna caduca, se torna obsoleta, se torna sem sentido se ela não promove a realização da vida. Portanto, saciar a fome dos discípulos era muito mais importante que guardar o preceito da lei do sábado.
Jesus coloca a vida acima da lei e a Igreja nos ensina e como igreja nós sabemos que nós somos promotores e defensores da vida desde a sua concepção até o seu declínio natural.
Ser cristão é ter paixão pela vida, é amar a vida, é promover a vida.
Creio que este foi também o incansável trabalho do apóstolo Paulo como ouvimos na primeira leitura, o incansável Paulo que pagou o custo do amor primeiro e infinito que consumiu a sua vida, Jesus Cristo.
Quanto mais nos apaixonarmos por Jesus Cristo, quanto mais discípulos missionários do Senhor, mais peregrinos da Esperança os seremos e mais comprometidos com a vida por consequência também o seremos.
É bom e necessário que paguemos o custo de seguir a fonte inesgotável do Divino amor- Jesus Cristo.
E neste ano, ano de eleições, eleições municipais, elegeremos prefeitos, vereadores. Preparando esta homilia quis trazer e trago duas palavras – nós bispos e eu aqui representando todos os bispos do Brasil, aqui em abril nós escrevemos uma carta, uma mensagem e nela nós dizíamos:
Fundamental na vida do Brasil, passados sessenta anos do início da ditadura, a democracia ainda precisa de cuidado.
Depois do período de sistemáticos e ostensivos ataques, temos a oportunidade de fortalecê-la nas eleições municipais de 2024, através do voto consciente e livre.
A consciência cívica deverá estar a serviço dos mais profundos interesses do nosso povo, pois há exigências éticas para a realização do bem comum.
Por isso, os cristãos, leigos e leigas, não podem abdicar(tinha uma letra a mais) da participação na política (Christifideles Laici, 42).
Preocupa-nos que extremismos, desprezando o projeto de fraternidade social, façam do processo eleitoral um palco de intolerância e de ainda mais violência.” – Mensagem dos Bispos CNBB na 61ª Assembleia CNBB (16/04/24)
Transformemos tantos sinais de morte, em sinais de vida, pois nós nos importamos com a beleza da vida como diz o canto “ E a vida, meu irmão, diga lá o que é. É a vida e ela é bonita e ela é bonita e é bonita.”
Gostaria, ainda, de lembrar o nosso querido Papa Francisco que na Fratelli Tutti (2020), nos apresenta princípios dos quais nenhum candidato pode abrir mão: a promoção do bem comum, o respeito pela dignidade humana, a promoção da justiça social, o combate à corrupção, o cuidado com a criação, o diálogo e a inclusão, a paz e a reconciliação.
Que Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, nos ajude e abençoe nossa pátria, abençoe nosso chão.
Nossa Senhora Aparecida, derrame sobre todos nós eleitores, eleitoras e futuros eleitos, copiosas bênçãos e sabedoria na defesa e na promoção da vida, vida plena, pois é para isso que o Senhor veio entre nós.
Louvado seja Nosso senhor Jesus Cristo .

*37ª Romaria das Trabalhadoras e Trabalhadores
30º Grito dos Excluídos e Excluídas
No dia 7 de setembro, acontecem em Aparecida/SP, o 30º Grito dos Excluídos e Excluídas com o
lema “TODAS AS FORMAS DE VIDA IMPORTAM. MAS QUEM SE IMPORTA?”e a 37ª
Romaria das Trabalhadoras e Trabalhadores, com o lema: “COM MARIA, NA AMIZADE,
REZAMOS E LUTAMOS A CAMINHO DA JUSTIÇA E DO BEM VIVER”

 

      

A Palavra do Pastor
“Enviai-me, Senhor”

“Enviai-me, Senhor”

Somos enviados por Deus em missão, como aconteceu com o Profeta Isaías: “Ouvi então a voz do Senhor, que dizia:...
Read More
Cidades mais humanas

Cidades mais humanas

 “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a missão...
Read More
Presbíteros: construtores da esperança e pontes de paz

Presbíteros: construtores da esperança e pontes de paz

De 19 a 21 de maio de 2025, celebramos o Jubileu do Clero da Província de Diamantina, composta pelas arquidiocese...
Read More
Que o Presbítero seja Sinal do Cristo Bom Pastor

Que o Presbítero seja Sinal do Cristo Bom Pastor

  A Igreja precisa de Presbíteros com características muito próprias para o exercício Ministerial neste tempo de pós-modernidade. Deste modo,...
Read More
Coração indiviso, por Cristo seduzido: Sacerdote feliz!

Coração indiviso, por Cristo seduzido: Sacerdote feliz!

É sempre tempo para que o Presbítero reveja a fidelidade a Cristo e à Sua Igreja, a fim de que...
Read More
Presbítero: homem da imersão e da emersão…

Presbítero: homem da imersão e da emersão…

  “Imerso no Amor para fazer emergir a vida...” Em todo tempo, mas de modo especial na Quaresma, vivemos, como...
Read More
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: