Entre os dias 31 de maio e 2 de junho, o Regional Leste II reuniu no Centro de Acolhimento São José, 72 participantes, incluindo jovens e padres assessores das juventudes das dioceses e arquidioceses.
Da Diocese de Guanhães, partciparam os jovens : Taisa Aparecida, Douglas Godinho, Ediene e Pe Filipe.
Nesses dois dias, contou-se com a presença do Padre Antônio Ramos do Carmo (Toninho), assessor externo da juventude da CNBB. Durante sua apresentação, ele relatou desde a carta encíclica DIVINI ILLIUS MAGISTRI que fala sobre a Educação Cristã da Juventude, escrita pelo Papa Pio XI no ano de 1929 e 103, PJ no Brasil-identidade e horizonte, entre outros até o documento que é o mais recente plano pastoral juvenil da Igreja no Brasil. Ele explicou seu papel e relevância na orientação da comunidade católica, especialmente para as juventudes, ressaltando a importância dos jovens estudarem e compreenderem esses documentos para entenderem plenamente as expressões e ensinamentos da Igreja.
Pe. Toninho destacou a necessidade dos coordenadores promoverem diálogos para compreenderem melhor os jovens e suas perspectivas. Suas palavras foram de extrema importância, pois ajudaram a esclarecer a relevância histórica e teológica dos documentos, promovendo uma maior compreensão e apreciação do patrimônio da Igreja entre os jovens.
Dom José Eudes, presidente da Comissão da Juventude do Regional Leste II propôs que cada grupo de diferentes realidades de dioceses e arquidioceses se reunisse para debater as necessidades e realidades que vêm enfrentando.
Durante esses debates, foram identificadas diversas dificuldades, como a falta de recursos, a escassez de formação adequada para os líderes jovens, a necessidade de maior integração entre os grupos e a falta de apoio contínuo das comunidades.
Além disso, percebemos que falta empenho e, sobretudo, participação efetiva dos jovens nessas comunidades. Esses desafios destacam a importância de estratégias mais eficazes para envolver e capacitar os jovens na vida da Igreja.
No domingo pela manhã, ocorreu uma palestra com o psicólogo Alex Valadares, do Instituto Chiara Luce, que refletiu sobre o cuidado com nossa mente. Ele demonstrou, por meio de dinâmicas, a importância de cuidarmos de nós mesmos para podermos atender às necessidades dos jovens. Destacou ainda que a saúde mental está interligada a três dimensões: espiritual, física e psíquica.
Alex enfatizou que todos enfrentamos momentos de sofrimento na vida, ressaltando a necessidade de encontrarmos significado em nossa jornada. Logo após, ocorreu o encerramento com a Santa Missa que contou com a presença do Bispo Dom José Eudes e todos os padres presentes.
Taisa aparecida Ferreira Soares
