A Pastoral Familiar da Província Eclesiástica de Diamantina (Almenara, Araçuaí, Diamantina, Guanhães e Teófilo Otoni) promoveu, em 06 e 07 de maio, o Encontro de Formação e Espiritualidade da Província em Guanhães. Todas as dioceses enviaram representantes e a diocese de Guanhães pode acolher um número maior.
Com a presença do casal coordenador da Província, Marisete e Edmar (Teófilo Otoni), e dos coordenadores da diocese de Guanhães Alcides, Rosângela, Arminda e demais coordenadores das dioceses e paróquias, o casal coordenador do Regional Leste 2, Gilberto e Sílvia (de Governador Valadares), trataram sobre a “Catequese Matrimonial: encontro de noivos por acolhida” e, noutro momento, a “Visão Global da Pastoral Familiar”. Outros assuntos também foram abordados, entres eles: o Ano Vocacional, a articulação da Pastoral Familiar etc. E o padre assessor da Pastoral Familiar na Província de Diamantina foi
Esta é uma proposta aos noivos de uma preparação personalizada onde acontecem partilhas de vida e aprofundamento sobre vocação a matrimonial, e a construção da família. Desse modo estaremos dando um passo positivo de “Cursos de Noivos” para “Preparação de Noivos por Acolhimento“.
Sobre o Guia de Implantação, o casal coordenador do Regional orientou que as paróquias se reúnem para estudar, são 9 encontros um por semana. Muitos já tem o livro do guia. Ao final deste estudo se implanta a pastoral naquela Paróquia. Para isso é necessário que haja o “casal acolhedor” nas paroquias dispostos a fazer a formação específica para estes.
O método de Acolhimento é feito por um casal que já vivencia sua fé na vida matrimonial, que chamamos de Casal Acolhedor. É, de preferência, na casa do Casal Acolhedor que acontece a acolhida (os encontros) daqueles que se preparam para o matrimônio, e com eles percorre o caminho de tomada de consciência do valor do sacramento, as alegrias e desafios da vida a dois.
O bispo de Guanhães, Dom Otacilio, presidiu a missa que abriu as atividades do último dia de encontro e lembrou a todos que um católico ou mesmo um agente de pastoral não age segundo a sua cabeça mas segue as orientações da Igreja. Sendo assim nossa província dá mais um passo no sentido de atender a proposta da igreja no Brasil em comunhão com o Papa Francisco.
Conteúdo da homilia de Dom Otacilio: http://peotacilio.blogspot.com/2023/05/discipulos-missionarios-do-caminho.html?m=1
PASCOM Diocesana
informações de Pe Bruno Costa Ribeiro,
assessor da Pastoral Familiar
Veja mais nos links: