Fortaleçamos o pilar da Palavra de Deus

As Diretrizes Gerais da ação evangelizadora no Brasil (2019-2023), Documento nº. 107 da Conferência Nacional do Brasil  (CNBB), nos apresentam como Objetivo Geral:

EVANGELIZAR no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude”

Utiliza-se a imagem da Casa para falar da Igreja e de sua missão – “A Casa é a imagem do que as Diretrizes chamam de comunidades eclesiais missionárias”, pois na casa de entra e sai, e é por excelência lugar do acolhimento  e do envio, de modo que “Comunidades que não geram missionários são tristes expressões da esterilidade de quem perdeu seu rumo na vivência do Evangelho”.

Tem, portanto, dois eixos inspiradores: comunidade e missão, e esta casa tem quatro pilares:

– Palavra

– Pão

– Caridade

– Ação Missionária.

Aprofundemos sobre o primeiro pilar: a Palavra de Deus, pois é sempre  oportuno refletir sua importância e centralidade em nosso viver, pensar e agir.

A Palavra de Deus por excelência possui a força e a eficácia de Deus, pois, permanentemente, nos interpela, provoca, consola, cria comunhão e salva, das mais diversas maneiras, e em todos os momentos.

Como discípulos missionários do Senhor, assistidos pelo Seu Espírito, temos uma missão libertadora, inauguradora de um novo tempo, de uma nova realidade: o Tempo da Graça, o Ano da Graça instaurado sempre e para sempre!

A missão de Jesus é também a missão da Igreja que somos. Ungida pelo Espírito Santo, ela se alimenta da Palavra e da Eucaristia, encarnando a Palavra no mundo.

Jesus age atualizando a Palavra de Deus, que fora anunciada desde o tempo dos profetas. Ele é a Palavra que estava e está junto de Deus (Jo 1,1).

Como Igreja-comunidade, corpo formado por diversos membros, dons e carismas, diferentes ministérios, estamos empenhados em prol da vida, a serviço do Reino.

Somos mais que ouvintes e proclamadores da Palavra de Deus, somos testemunhas. E neste sentido, afirmou o Bispo Santo Inácio (séc. I):

“Melhor é calar-se e ser do que falar e não ser. Coisa boa é ensinar, se quem diz o pratica. Pois, só um é o Mestre que disse e tudo foi feito; mas também, tudo quanto Ele fez em silêncio é digno do Pai. Quem possui a Palavra de Jesus pode, em verdade, ouvir o Seu silêncio a fim de ser perfeito, agir como fala e ser conhecido quando silencia. Ao Senhor nada se esconde, até nossos segredos mais íntimos que lhe estão próximos. Façamos, então, todas as coisas, em Sua presença, visto que somos os Seus templos…”.

Urge que nos questionemos quanto à forma com que acolhemos a Palavra de Deus, e o que ela provoca em nós; de modo que não esvaziemos sua eficácia, apenas ouvindo e não a colocando em prática.

Urge que, como Igreja missionária, uma Igreja em saída, levemos a Boa-Nova da Palavra de Deus a quem precisa, pois há inúmeras realidades que precisam ser restauradas e iluminadas neste mundo, que muitas vezes mergulha em trevas.

Renovemos a coragem na busca de respostas mais ousadas e criativas, para amadurecermos na fidelidade à Palavra que é o próprio Jesus. Pois, quanto maior nossa união, maior a eficácia e verdade de nossa evangelização!

Convocados insistentemente pela Palavra Divina, nos preparemos para sua acolhida, escuta e vivência; de modo que, mais do que aclamar com palmas, acompanhemos com pequenos grandiosos gestos de amor, em permanente atitude de conversão e amadurecimento espiritual.

Fortalecendo o pilar da Palavra divina, supliquemos a Deus para que Sua Palavra faça em nós um frutuoso itinerário: vinda de Deus, acolhida no coração, vivida nas vicissitudes quotidianas, nos capacite para a entrada nos céus, quando contemplaremos a face de Deus, o convívio com o Verbo, na comunhão e no amor do Espírito.

Dom Otacilio F. de Lacerda.

A Palavra do Pastor
Que o Presbítero seja Sinal do Cristo Bom Pastor

Que o Presbítero seja Sinal do Cristo Bom Pastor

  A Igreja precisa de Presbíteros com características muito próprias para o exercício Ministerial neste tempo de pós-modernidade. Deste modo,...
Read More
Coração indiviso, por Cristo seduzido: Sacerdote feliz!

Coração indiviso, por Cristo seduzido: Sacerdote feliz!

É sempre tempo para que o Presbítero reveja a fidelidade a Cristo e à Sua Igreja, a fim de que...
Read More
Presbítero: homem da imersão e da emersão…

Presbítero: homem da imersão e da emersão…

  “Imerso no Amor para fazer emergir a vida...” Em todo tempo, mas de modo especial na Quaresma, vivemos, como...
Read More
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: