O título deste texto é bem sugestivo para todos nós que seguimos a Jesus Cristo, provocando-nos a uma reflexão profunda.
Esse convite partiu do Papa Francisco, em sua homilia direcionada ao Natal de 2021[1]. Um texto elucidativo, proposto por Dom Marcello Romano para fazermos nossa meditação em uma manhã de espiritualidade direcionada ao clero e aos seminaristas da Diocese de Guanhães, dia dezesseis de dezembro de 2022, neste Tempo do Advento em preparação para a Celebração do Natal do Senhor.
Ficou claro para todos os presentes, após leitura e partilha comunitária, que precisamos voltar a Belém. Mas o que isso quer dizer? Bem, significa que precisamos voltar ao local simples que Jesus nasceu a fim de reencontrarmos a nossa simplicidade.
O que o Papa chama de “pequenez”, ressalta o contraste do império de Cesar Augusto e Jesus, que nasce num curral cercado por trabalhadores do campo.
Esse local simples que o Deus Menino nasceu é rico em significado. Quer, antes de tudo, mostrar um Deus que se faz presente em nossas vidas e em nossas histórias. Mas para isso é preciso deixá-Lo agir em nós.
Buscar as coisas simples da vida, assim como o Menino Deus, pois muitas vezes “nós continuamos a procurar a grandeza segundo o mundo, talvez até em nome d’Ele”,[2] nos lembra o Papa.
Dom Marcello nos trouxe um outro exemplo gritante para reflexão, o de Irmão Francisco de Assis, que buscou a simplicidade da vida; mostrando também que o Papa ao escolher esse nome não foi por acaso, pois o nome “Francisco” é mais que um nome, é um projeto. E este perpassa por nós e nos corações, uma Igreja aos moldes de Francisco,[3] uma Igreja Segundo Jesus Cristo.
Mas para isso é preciso voltar a Belém, voltar a nossas origens, olhar para dentro de nós. Assim como Jesus entrou na história do mundo de forma simples, deixá-Lo entrar em nossa história também para que sejamos simples, isto é, buscando uma sociedade melhor para nós e nossas famílias sem sermos corrompidos pelos poderes herodianos e farisaicos.
São Carlos de Foucauld, nosso irmão universal, rogai por nós.
———————————————————————————————-
[1]FRANCISCO. Homilia do Papa Francisco. Opus Deis, 06 de jan. de 22. Disponível em: < https://opusdei.org/pt-br/article/papa-francisco-natal-2021/#id_1 >. Acesso em: 19 de dez. de 2022.
[2]IBIDEM
[3]ARAN, Alvim. Uma Igreja aos moldes de Francisco. Diocese de Guanhães, 06 de jan. de 22. Disponível em: < https://diocesedeguanhaes.com.br/2022/05/26/uma-igreja-aos-moldes-de-francisco/>. Acesso em: 26 de mai. de 2022.
Seminarista : Alvim Aran