No sábado (30/07), foi realizado o seminário preparatório para a V Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce, no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Conceição do Mato Dentro. Com a participação das comunidades e paróquias do município, a atividade foi promovida pela comissão organizadora da Romaria, formada por pessoas e organizações da Província Eclesiástica de Mariana e da Diocese de Guanhães.
Com o tema “Bacia do Rio Doce, nossa Casa Comum” e o lema “Aos pés do Bom Jesus, cuidar da Mãe Terra, das Águas e da Vida”, a V Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce acontece no dia 04 de setembro, em Conceição do Mato Dentro. A V Romaria será realizada na Diocese de Guanhães, território eclesial onde a atividade minerária é crescente e o monocultivo de eucalipto prevalece, extinguindo as nascentes de água, devastando as matas e violando os direitos humanos.
Como um grito de clamor em defesa da Casa Comum, a Romaria da Bacia do Rio Doce convoca as comunidades de fé a caminhar juntas em prol da regeneração da Bacia do Rio Doce e da construção da sociedade do Bem Viver.
Em comunicado ao clero o Coordenador de Pastoral Pe José Ap. dos Santos informou a data para o Seminário das demais “Áreas em Guanhães, no dia 13 deste mês, 09h às 12h. O local será no salão do pito, casa paroquial. Precisamos do incentivo e apoio de vocês em convidar pelo menos duas pessoas da sua paróquia para este seminário(…). Precisamos da confirmação até terça-feira dia 10.” O reitor do Santuário Bom Jesus, Pe João Evangelista, pediu: “É muito importante que o máximo de missionários participem desse momento”.
Conforme foi dito já foi realizado o Seminário na “Área 3” constituída por Morro do Pilar, Santo Antônio do Rio Abaixo, Dom Joaquim, Conceição do Mato Dentro, Córregos e Tapera; já as demais áreas participaram do seminário preparatório dos missionários em Guanhães, são elas: “Área 1” composta por São João Evangelista, Paulistas, Peçanha/Cantagalo, São Pedro do Suaçuí, São José do Jacuri, Coluna/ Frei Lagonegro, São Sebastião do Maranhão, Água Boa e Santa Maria do Suaçuí/ José Raydan. A “Área 2” é constituída por Joanésia, Braúnas, Virginópolis e Divinolândia de Minas. A “Área 4”, da qual fazem parte Guanhães (São Miguel e N Sra Aparecida), Rio Vermelho, Materlândia, Sabinópolis, Senhora do Porto, Dores de Guanhães/ Carmésia e Ferros.
O cenário da monocultura do eucalipto, braquiária, somado à escassez de água e da mineração predatória e represas que assolam a região e toda Minas Gerais, darão o tom da temática e da ação missionária e para melhor organizar a romaria a coordenação está preparando a semana missionária. Momento de visitar, escutar e celebrar junto as comunidades. E convidam membros das pastorais, movimentos e serviços, as forças vivas que compõem a caminhada das dioceses da Bacia do Rio Doce e outras, para contribuir com esta semana missionária que será realizada nos dias 30/08 a 03 de setembro.
CHEGADA: dia 29/08 (segunda-feira) ou 30/08 (terça) pela manhã.
LOCAL: Santuário do Senhor Bom Jesus – Conceição do Mato Dentro
PREPARAÇÃO DOS MISSIONÁRIOS: 30/08 – Dia todo
MISSÕES NAS COMUNIDADES: 31/08 a 03/09
Na certeza que as missões e a romaria fortalecerão em todos nós a esperança e o compromisso com o cuidado e a proteção da Vida em todas as suas expressões e dimensões, especialmente no cuidado com a Mãe Terra, nossa Casa Comum.
com informações de Caritas MG https://www.instagram.com/p/Cgu_10TOGcC/?igshid=MDJmNzVkMjY=