A Catequese Diocesana agora conta com uma Equipe de Comunicação

Aprovado em março de 2014, o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Documento 99 da CNBB), afirma que “Deve-se entender a sociedade atual a partir dos processos de comunicação centrados na pessoa e nas relações entre ela, a sociedade e o mundo. Muitos momentos da existência humana se desenrolam através de processos midiáticos. Isso possibilita a homens e mulheres desenvolver novos modos de ser pessoa, de estar na sociedade, de ser comunidade e de viver a fé.” (Doc 99, n 16).

E, ainda, “Se a comunicação faz parte da natureza humana, o comunicador católico de hoje, ao vivenciar a dimensão da fé, é chamado a viver em sintonia com a espiritualidade. Deve haver coerência entre a vida pessoal e o anúncio da verdade e da Palavra. Ao comunicar, ele não só transmite sua vida, mas também testemunha o que a Igreja precisa oferecer.” (Doc 99, n 21)

Vive-se em um tempo em que exige do(a) catequista abrir-se para aprender, pensar, ensinar, viver. A comunicação na catequese hoje exige que além do ensinamento da fé, que se fale de modo claro e convicto, que se tenha conhecimentos necessários acompanhado de uma experiência de vida, que conheça os catequizandos e catequizandas, que conheça seus familiares, saibam onde moram, conheçam sua história de vida e os acolha bem, de forma que os novos desafios não os levem ao afastamento da fé.

Não basta a utilização dos instrumentos tecnológicos. É necessário incluir os processos e linguagens da comunicação na evangelização, respeitando cada realidade e provocando o diálogo entre fé e cultura.

O nº 371 do Diretório para a Catequese – Documento da Igreja -61 diz:  No processo do anúncio do Evangelho, a verdadeira questão não é como utilizar as novas tecnologias para evangelizar, mas como se tornar uma presença evangelizadora no continente digital. A catequese, que não pode pura e simplesmente digitalizar-se, precisa com certeza conhecer o poder deste meio e usar tudo o que tem de potencial e de positivo, todavia com a consciência de que não se faz catequese usando apenas os instrumentos digitais, mas oferecendo espaços de experiências de fé. A geração adulta que quer transmitir a fé tem a tarefa de proporcionar experiências. Só uma catequese que faz o caminho que vai da informação religiosa ao acompanhamento e à experiência de Deus será capaz de oferecer o sentido. A transmissão da fé assenta em experiências autênticas.

Concluindo:

COMUNICAÇÃO – COMMUNIS – Caminho de acesso; Tornar comum.

CATEQUESE – Kat-ekhéo – Fazer ecoar.

Comunicação na catequese: Falar bem; caminhar bem; estabelecer boa Comunhão e também dar visibilidade às boas ações e testemunhos para que haja interação e troca de experiências.

Diante disso, a Catequese Diocesana sentiu a necessidade de se criar uma Equipe de Comunicação para melhor cumprir tais objetivos e propósitos.

A princípio, uma equipe menor que passará por estudos, treinamentos e orientações, podendo futuramente ser ampliada.

Equipe CATECOM – A serviço da Comunicação da Catequese Diocesana a fim de que intensifiquemos a evangelização tornando o “Reino de Deus presente no mundo.”( EG, n.176)

 

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: