V Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce – presencial

A V Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce será realizada em Conceição do Mato Dentro em nova data: 04 de Setembro de 2022.

Por conta da pandemia uma versão “virtual” da quinta romaria foi realizada e conforme a carta publicada em 19 de julho de 2020 – “tivemos que realizá-la de forma não presencial, mas aguardando o tempo oportuno para realizá-la presencialmente”.

Esse momento chegou e para isso os trabalhos foram retomados a todo vapor, reunindo em Conceição do Mato Dentro diversas entidades parceiras (Caritas, Assessorias Técnicas aos Atingidos, MAM, NACAB, AMEFA), para a sua preparação.

De acordo com Pe João Evangelista, reitor do Santuário Bom Jesus de Matosinhos, em Conceição do Mato Dentro, entre os assuntos tratados, foi proposto que alguns eventos sejam realizados no processo de organização e preparação da romaria: uma assembleia preparatória que possivelmente acontecerá nas áreas de pastoral da diocese, um trabalho missionário em Conceição do Mato Dentro, cidade sede da romaria, com presença de fiéis de toda diocese de Guanhães e província eclesiástica de Mariana, os quais fazem parte da bacia do Rio Doce. “É muito importante que o máximo de missionários participem desse momento”, pede o reitor do Santuário Bom Jesus.

No jubileu o dia 23/06 terá uma especial atenção para a romaria desde a missa da manhã. A Tenda da Palavra dos dias 23 e 24 serão conduzidas pela equipe da romaria que irá expor a temática e material sobre a conservação do meio ambiente e a degradação que a monocultura e mineração realizam.

O cenário da monocultura do eucalipto, somado à escassez de água e da mineração predatória que assolam a região e toda Minas Gerais, darão o tom da temática e da ação missionária.

O tríduo preparatório faz parte da preparação para Romaria e será a reta final para o grande dia deste evento, 04 de setembro, o qual será resultado de muita reflexão, trabalho, formação, e oração.

Às 8h da manhã será realizado a abertura seguido de caminhada simbólica em direção ao Santuário para a missa e momento de partilha de talentos e experiências em frente ao santuário.

“Nossa Romaria quer ser o eco de tantos gritos e a expressão solidária e esperançosa de numerosas pessoas, família, comunidades e grupos étnicos que sofrem direta ou indiretamente”. (cf.: Carta da V Romaria)

O cenário da monocultura do eucalipto, braquiária, somado à escassez de água e da mineração predatória e represas que assolam a região e toda Minas Gerais, darão o tom da temática e da ação missionária e para melhor organizar a romaria a coordenação está preparando a semana missionária. Momento de visitar, escutar e celebrar junto as comunidades. E convidam membros das pastorais, movimentos e serviços, as forças vivas que compõem a caminhada das dioceses da Bacia do Rio Doce e outras, para contribuir com esta semana missionária que será realizada nos dias 30/08 a 03 de setembro.

CHEGADA: dia 29/08 (segunda-feira) ou 30/08 (terça) pela manhã.
LOCAL: Santuário do Senhor Bom Jesus – Conceição do Mato Dentro
PREPARAÇÃO DOS MISSIONÁRIOS: 30/08 – Dia todo
MISSÕES NAS COMUNIDADES: 31/08 a 03/09

Na certeza que as missões e a romaria fortalecerão em todos nós a esperança e o compromisso com o cuidado e a proteção da Vida em todas as suas expressões e dimensões, especialmente no cuidado com a Mãe Terra, nossa Casa Comum.

Leia na íntegra a “Carta da 5ª Romaria das águas e da Terra da Bacia do Rio Doce” publicado em 19 de julho de 2010:https://diocesedeguanhaes.com.br/2020/07/19/carta-da-5a-romaria-das-aguas-e-da-terra-da-bacia-do-rio-doce/

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: