Querido Povo de Deus da Diocese de Guanhães,
Graça e Paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo
Expressando nossa comunhão com o Papa Francisco, que nos propõe o XVI Sínodo dos Bispos, a ser realizado em Roma, no mês de outubro de 2023, com o tema: “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”, como Diocese, Igreja particular de Guanhães, celebraremos na Catedral, e em todas as Paróquias e Comunidades, no próximo final de semana, o início de nossos trabalhos.
Neste sentido, na conclusão das preces, faremos esta oração: “Vinde, Espírito Santo! Vós que suscitais línguas novas e colocais nos lábios palavras de vida, livrai-nos de nos tornarmos uma Igreja de museu, bela, mas muda, com tanto passado e pouco futuro. Vinde estar conosco, para que na experiência sinodal não nos deixemos dominar pelo desencanto, não debilitemos a profecia, não acabemos por reduzir tudo a discussões estéreis. Vinde, Espírito Santo de amor, e abri os nossos corações para a escuta. Vinde, Espírito de santidade, e renovai o santo Povo fiel de Deus. Vinde, Espírito Criador, e renovai a face da terra. Amém!”.
O Sínodo não terá como finalidade a produção de mais documentos; “destina-se a inspirar as pessoas a sonhar com a Igreja que somos chamados a ser, a fazer florescer as esperanças das pessoas, a estimular a confiança, a vendar as feridas, a tecer relações novas e mais profundas, e aprender uns com os outros, a construir pontes, a iluminar mentes, a aquecer corações e a dar força de novo às nossas mãos para a nossa missão comum” (Documento de Preparação n.32).
Com as missas e as celebrações mencionadas, daremos o primeiro passo respondendo ao questionário, a ser apresentado oportunamente pela equipe responsável pelos trabalhos, após a reunião do clero, dia 27 de outubro próximo, que deverá ser amplamente respondido.
Vivamos esta etapa que se estenderá até o final de março do próximo ano, acolhendo com alegria esta graça que o Papa nos concede, como um sopro do Espírito, para que sejamos uma Igreja missionária, misericordiosa, da proximidade, compaixão e ternura,
Aguardem novas orientações e outras etapas que vivenciaremos, em plena comunhão e oração, exortando para que todos se empenhem, com ampla e fervorosa participação, e rogo a Deus copiosas bênçãos sobre todos e todas.
“Para mim o viver é Cristo” – “Mihi vivere Christus est” (Fl 1,21).
Guanhães, 14 de outubro de 2021
+Dom Otacilio Ferreira de Lacerda
Bispo Diocesano de Guanhães – MG