No último dia 03 de maio, festa dos apóstolos São Tiago e São Filipe, nosso grupo de seminaristas, junto com o Diácono Guilherme Lage, nos reunimos para nosso 1º encontro internacional do Comise de Guanhães, auxiliados por Dom Willian Skudlarek, osb, que partilhou conosco um pouco da sua vasta vivência missionária.
Dom Willian esteve em nossa Diocese, na paróquia do Morro do Pilar, por um período na década de 80, quando, como disse, desejou fazer uma experiência pastoral. Dentre tantas contribuições, Dom Willian, como alguém que veio de outra cultura, nos ajudou a perceber algumas riquezas do nosso povo, sobretudo como a presença de Deus é tão notável em nossas conversas. Usamos sempre aquelas frases como “se Deus quiser”, “Deus queira”, “graças a Deus”, “Deus te abençoe”, “vai com Deus”, entre tantas outras.
A riqueza dessa conversa nos ajudou a ver com outros olhos a nossa realidade. No trabalho missionário, nos lembrava ele, nós não plantamos, nós colhemos o que Deus faz crescer na sua seara. No final, Dom Skudlarek nos deixou uma palavra de incentivo: Não se perder no fazer missionário, alimentando nossa intimidade com Deus, que é fonte e sentido da missão, apoiado naquela palavra de Jesus “Sem mim nada podeis fazer”, ressaltando a importância de permanecer em Jesus (Cf. Jo 15, 1-8), nos permitindo ser surpreendidos pela graça de Deus manifestada na bondade do bom povo de Deus. Louvamos a Deus pela vida desse monge missionário, ilustre filho de São Bento!
Sobre o COMISE (Conselho Missionário de Seminaristas):
O COMISE é o organismo encarregado de animação, formação, articulação e cooperação missionária de seminaristas diocesanos e alunos das casas de formação religiosa.
O COMISE existe para fomentar, nos futuros presbíteros e candidatos à Vida Religiosa Consagrada, a consciência da missão como identidade do cristão e favorecer-lhes uma sólida espiritualidade e formação missionária que os tornem capazes de enfrentar os desafios da ação evangelizadora da Igreja: na pastoral, na nova evangelização e na missão ad gentes (aos povos).