Integrantes da equipe de coordenação das Pastorais Sociais da Diocese, vice-prefeitos, vereadores/as e líderes de movimentos sociais participaram, aos 11/02/2021, das 19h às 21h, de uma videoconferência para estudo da carta encíclica a Fratelli Tutti do Papa Francisco.
Padre Wanderlei Rodrigues acolheu a todos e todas, dando-lhes boas vindas. A equipe de coordenação – padre Wanderlei Rodrigues, padre Salomão Rafael, Maria Madalena dos Santos Pires, seminarista Rafael Aguiar – falou da alegria em ver um sonho, há muito tempo cultivado na Diocese, tornando-se realidade: a Escola de Fé e Política.
Em seguida, Luís Carlos apresentou o projeto da Escola de Fé e Política e disponibilizou os links para preenchimento do formulário de participação e acesso à carta encíclica Fratelli Tutti.
Assessor convidado para o estudo, o professor José Aristides da Silva Gamito falou sobre o capítulo 5 da Fratelli Tutti. Ao final da exposição, os participantes se manifestaram sobre o tema. Célio Augusto, vice-prefeito de Guanhães, comentou sobre a dificuldade que muitos ainda têm com as plataformas digitais. Maria Madalena Pires disse que essa é uma dificuldade que muitos possuem. “Precisamos buscar ajuda para superação dessas dificuldades, já que as plataformas digitais estão sendo muito úteis neste momento de distanciamento social”, ponderou.
Padre Wanderlei falou sobre a criação do grupo de WhatsApp formado pelos participantes da Escola de Fe e Política. “O objetivo desse grupo é repassar material, orientações e informações aos membros”, esclareceu.
Madalena justificou a ausência do bispo diocesano, Dom Otacilio Ferreira de Lacerda, no evento. Em mensagem divulgada antes do estudo, dom Otacilio disse: “Deus vos abençoe! Saudações do Bispo para toda a Equipe e para todos/as os/as participantes”!
Padre Wanderlei agradeceu a presença dos 30 cursistas e, com a oração da Ave Maria, encerrou a reunião.
__________________________
Agenda:
1º módulo do curso de Fé e Política
Data: 9 de março de 2021
Horário: 20h às 22h
Tema: Mística e espiritualidade cristã
Assessor: Frei Gilberto Teixeira