Em cumprimento ao Estatuto do organismo CNLB – Conselho Nacional do Laicato de Brasil, o Regional Leste II, em detrimento das condições sanitárias vivenciadas, realizou de maneira virtual, por plataforma digital, dias 31/10 e 1/11/2020, a reunião ordinária do seu Colegiado Deliberativo; Coordenada pela Presidente do organismo Leci do Nascimento e pelo secretário Adriano Massariol, teve como pauta: 1- Análise de conjuntura; 2- Comissões de Assessoria; 3 – Planejamento, Formação, Calendário 2021 e Avaliação do Ano 2020; 4 – Encontros e Assembleias 2021; 5 – Informes e Comunicados.
Estiveram presentes quase 40 pessoas: os membros do Colegiado Deliberativo; as Comissões de Espiritualidade, Comunicação, Juventude e de Formação, bem como outros convidados. Vale citar: Dom Messias – bispo de Teófilo Otoni, referencial para o laicato do Leste II; padre Roberto Marcelino – CNBB/Leste II; Sônia Gomes – presidente do CNLB Nacional ; Rodrigo – Cáritas do Leste II; professor José Luiz Quadros Magalhães; Fátima Ferre – do Regional Sul I; Éder d’Artagma; e os presidentes dos Conselhos de Leigos de Teófilo Otoni, Cachoeiro do Itapemirim, Mariana, Uberaba, Pouso Alegre, Montes Claros, Governador Valadares, Diamantina, Itabira/Coronel Fabriciano, Caratinga, Uberlândia, Campanha, Divinópolis, São Mateus, Belo Horizonte, Guanhães (Mariza Pimenta e Eliana Alvarenga, que fazem parte da Comissão de Comunicação do CNLB – Leste II e Madalena da equipe de articulação do Conselho de Leigos da diocese).
É possível amar sem conhecer? Dom Messias disse que se encantou com o Conselho de Leigos ao conhecer suas propostas e ações na Igreja e na Sociedade.
Apresentaram-se os relatos de experiências/ações em 2020: celebrações dos temas comemorativos mês a mês – Grito dos Excluídos, 6ª Semana Social Brasileira, mês vocacional, mês da Bíblia, Jornada do Pobre, formação para as eleições e outros.
Fez-se a prestação de contas de 2020 e foram apresentadas as propostas de trabalho para 2021.
Uma coisa ficou bem clara: para testemunhar o Evangelho de Jesus, é preciso “VER, DISCERNIR, AGIR, CELEBRAR” e “sair das caixinhas”. Necessário fazer conhecer os documentos da Igreja, organizar e envolver as forças vivas. Encantar-se pelo Projeto de Deus que recebemos no Batismo. “ESPERANÇAR”, “trabalhar e caminhar juntos”.
Belo Horizonte, 2 de novembro de 2020.
Mariza Pimenta
( Membro da Comissão de Comunicação do CNLB Leste 2 e da Equipe de Articulação do CNLB/ Guanhães)
a