Angelus – Domingo da Palavra

ANGELUS

Praça de São Pedro
Domingo, 26 de janeiro de 2020

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

O Evangelho de hoje (cf. Mt 4, 12-23) mostra o início da missão pública de Jesus, que aconteceu na Galileia, uma terra nos arredores de Jerusalém, e vista com suspeita por se misturar com os pagãos. Nada de bom e novo era esperado daquela região; ao contrário, ali mesmo Jesus, que havia crescido em Nazaré da Galileia, começa sua pregação.

Ele proclama o núcleo central de seu ensino resumido no apelo: “Converta-te, porque o reino dos céus está próximo” (v. 17). Este anúncio é como um poderoso raio de luz que atravessa as trevas e corta a neblina, e evoca a profecia de Isaías que é lida na noite de Natal: «As pessoas que andavam nas trevas viram uma grande luz; naqueles que andavam na terra escura brilhava uma luz “(9,1). Com a vinda de Jesus, luz do mundo, Deus Pai mostrou à humanidade sua proximidade e amizade. Eles nos são dados livremente além de nossos méritos. A proximidade de Deus e a amizade de Deus não são nosso mérito: elas são um presente gratuito de Deus, devemos guardá-lo.

O apelo à conversão, que Jesus dirige a todos os homens de boa vontade, é totalmente compreendido precisamente à luz do evento da manifestação do Filho de Deus, sobre o qual meditamos nos domingos passados. Muitas vezes é impossível mudar sua vida, abandonar o caminho do egoísmo, do mal, abandonar o caminho do pecado, porque o compromisso com a conversão se concentra apenas em si mesmo e na própria força, e não em Cristo e seu Espírito. Mas nossa adesão ao Senhor não pode ser reduzida a um esforço pessoal, não. Acreditar que isso também seria um pecado de orgulho. Nossa adesão ao Senhor não pode ser reduzida a um esforço pessoal, mas deve ser expressa em uma abertura confiante do coração e da mente para receber as Boas Novas de Jesus. É isso – a Palavra de Jesus, as Boas Novas de Jesus, o Evangelho – que muda o mundo e os corações! Somos, portanto, chamados a confiar na palavra de Cristo, a nos abrir à misericórdia do Pai e a deixar-nos transformar pela graça do Espírito Santo.

É daqui que o verdadeiro caminho da conversão começa. Assim como aconteceu com os primeiros discípulos: o encontro com o Mestre divino, com seu olhar, com sua palavra, deu-lhes o impulso de segui-lo, mudar sua vida, colocando-se concretamente a serviço do Reino de Deus.

O surpreendente e decisivo encontro com Jesus iniciou a jornada dos discípulos, transformando-os em anunciadores e testemunhas do amor de Deus pelo seu povo. Imitando esses primeiros arautos e mensageiros da Palavra de Deus, cada um de nós pode dar passos nos passos do Salvador, para oferecer esperança àqueles que têm sede dela.

Que a Virgem Maria, a quem nos dirigimos nesta oração do Ângelus, apoie esses propósitos e apoie-os com sua intercessão materna.

O Anjo do Senhor anunciou a Maria. E Ela concebeu do Espírito Santo. Ave Maria…

Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra. Ave Maria…

E o Verbo divino encarnou. E habitou no meio de nós. Ave Maria…

Rogai por nós Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos.

Infundi, Senhor, como Vos pedimos, a Vossa graça nas nossas almas, para que nós, que pela Anunciação do Anjo conhecemos a Encarnação de Cristo, Vosso Filho, pela sua Paixão e Morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.

Gloria ao Pai… (3 vezes)

Aos fiéis defuntos, dai-lhes Senhor o descanso eterno. E a luz perpétua os ilumine. Descansem em paz. Amém…

Bênção Apostólica 

Papa: O Senhor esteja convosco.  Todos: Ele está no meio de nós.

Papa: Seja bendito o nome do Senhor. Todos: Agora e sempre.

Papa: A nossa proteção está no nome do Senhor. Todos: Que fez o céu e a terra.

Papa: Abençoe-vos o Deus Onipotente, Pai+, e Filho+ e Espírito + Santo. Todos: Amém

DEPOIS DE ANGELUS

Queridos irmãos e irmãs!

Hoje, pela primeira vez, estamos comemorando o Domingo da Palavra de Deus , instituído para celebrar e acolher cada vez melhor o presente que Deus fez e faz diariamente sua Palavra ao seu povo. Agradeço às dioceses, às comunidades que propuseram iniciativas para recordar a centralidade da Sagrada Escritura na vida da Igreja.

Amanhã marca o 75º aniversário da libertação do campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau. Diante dessa enorme tragédia, dessa atrocidade, indiferença não é admissível e a memória é imprescindível. Amanhã somos todos convidados a fazer um momento de oração e lembrança, dizendo cada um em seu coração: nunca mais, nunca mais!

O Dia Mundial da Doença de Hansen é comemorado hoje. Estamos perto de todas as pessoas afetadas e de quem as cuida de maneiras diferentes.

Eu também quero estar perto e orar pelas pessoas que estão doentes por causa do vírus que se espalhou para a China. Que o Senhor acolha o falecido em sua paz, conforte as famílias e apoie o grande compromisso da comunidade chinesa, já estabelecida para combater a epidemia.

Saúdo todos vocês que vieram da Itália e de vários países, em particular os peregrinos de Valência, Salamanca, Burgos, Santander e Valladolid; estudantes e educadores de Múrcia, Cuenca, Badajoz e do Panamá.

Saúdo os fiéis de Tursi e o grupo UNITALSI da Lazio, que facilita a participação de pessoas com deficiência nas audiências gerais e no Angelus , e que hoje distribui o Messaline com a Palavra de Deus todos os dias.

Agora os camaradas chegaram [dois meninos da ACR ao lado do papa]. Saúdo calorosamente os meninos e meninas da Ação Católica, das paróquias e escolas católicas da Diocese de Roma! Também neste ano, acompanhado pelo bispo auxiliar Mons. Selvadagi, por seus pais e educadores e pelos padres assistentes, você veio em grande número ao final da “Caravana da Paz”. Agradeço por esta iniciativa. E agora vamos ouvir a mensagem que seus amigos, aqui ao meu lado, lerão para nós. Desejo a todos um bom domingo. E por favor, não esqueça de orar por mim. Tenha um bom almoço e adeus!

A Palavra do Pastor
Servidores da Paz e do Amor Pleno – Jesus (Homilia 7º Domingo Tempo Comum- ano A)

Servidores da Paz e do Amor Pleno – Jesus (Homilia 7º Domingo Tempo Comum- ano A)

Servidores da Paz e do Amor Pleno – Jesus “...Bem-aventurados os mansos porque herdarão a terra... Bem aventurados os que...
Read More
A graça de ser Padre

A graça de ser Padre

“Irmãos, cuidai cada vez mais de confirmar a vossa vocação e eleição. Procedendo assim, jamais tropeçareis. Desta maneira vos será...
Read More
Só Deus nos garante a verdadeira felicidade ( Homilia 6º Domingo Tempo Comum – Ano A)

Só Deus nos garante a verdadeira felicidade ( Homilia 6º Domingo Tempo Comum – Ano A)

  Só Deus nos garante a verdadeira felicidade "Enquanto o amor humano tende a apossar-se do bem que encontra no...
Read More
Sejamos Sal e luz na planície do quotidiano ( Homilia do 5º Domingo do Tempo Comum- Ano A)

Sejamos Sal e luz na planície do quotidiano ( Homilia do 5º Domingo do Tempo Comum- Ano A)

Sejamos Sal e luz na planície do quotidiano ... quando atraímos o olhar de todos para Deus, e não para...
Read More
Festa da Apresentação do Senhor: Jesus Cristo é a nossa Luz e Salvação ( Homilia- Domingo 02 de fevereiro)

Festa da Apresentação do Senhor: Jesus Cristo é a nossa Luz e Salvação ( Homilia- Domingo 02 de fevereiro)

“Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma” ( Lc 2,35) No dia 2 de fevereiro, celebramos a Festa...
Read More
Ser Padre: missão de resplandecer a luz de Cristo no rosto da Igreja

Ser Padre: missão de resplandecer a luz de Cristo no rosto da Igreja

“O Concílio deseja ardentemente iluminar todos os homens com a claridade de Cristo, luz dos povos, que brilha na Igreja,...
Read More
Sejamos instrumentos nas mãos de Deus (Homilia do 3º Domingo do Ano A)

Sejamos instrumentos nas mãos de Deus (Homilia do 3º Domingo do Ano A)

No 3º Domingo do Tempo Comum (Ano A), refletimos sobre o Projeto de Salvação e de Vida plena que Deus...
Read More
FORTALEÇAMOS O PILAR DA PALAVRA DE DEUS

FORTALEÇAMOS O PILAR DA PALAVRA DE DEUS

As novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (2019-2023), Documento nº. 107 da Conferência Nacional do Brasil  (CNBB), nos apresentam...
Read More
Apresentar e testemunhar Jesus, a luz das Nações ( Homilia para o 2º Domingo do Tempo Comum-ano A)

Apresentar e testemunhar Jesus, a luz das Nações ( Homilia para o 2º Domingo do Tempo Comum-ano A)

Apresentar e testemunhar Jesus, a Luz das Nações “Melhor é calar-se e ser do que falar e não ser. Coisa...
Read More
Ser batizado é ouvir a voz do Filho Amado

Ser batizado é ouvir a voz do Filho Amado

  O Batismo do Senhor é apresentado de diferentes modos: os Evangelhos de São Marcos e São Lucas apenas fazem...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: