“Para que possas contar e fixar na memória” (Ex 10, 2). A vida faz-se história”.
Desejo dedicar a Mensagem deste ano ao Tema de narração, pois, para não perdermos, acho que precisamos respirar a verdade das histórias boas: histórias que edifiquem, e não como que destruam; histórias que ajudaram a reencontrar as raízes e a força de Prosseguirmos juntos. Na confusão das vozes e mensagens que rodeiam, temos necessidade de narração humana, que nos falam dos mesmos e da beleza que nos habita; uma narração que aprenda a olhar para o mundo e os acontecimentos com ternura, conte a nossa participação num tecido vivo, revele ou entrançado dos fios pelos quais estamos ligados ou outros.
O homem é um ente narrador. Desde pequenos, temos fome de histórias, como temos comida. Sejam elas em forma de fábula, romance, filme, canção ou notícia simples, influenciam nossa vida, mesmo sem termos consciência disso. Muitas vezes, decidimos o que é justo ou errado com base nos personagens e histórias assimiladas. Como narrativas marcam-nos, plasmam como nossas convicções e comportamentos, podem ajudar-nos a compreender e dizer quem somos.
O homem não é apenas o único que precisa de vestuário para cobrir a própria vulnerabilidade (cf. Gn 3, 21), mas também o único que precisa de narrar-se a si mesmo, «revestir-se» de histórias para guardar a própria vida. Não tecemos apenas roupas, mas também histórias: de fato, serviços da capacidade humana de «tecer» para tecidos , para textos . As histórias de todos os tempos têm um «rasgo» comum: uma estrutura estimada «heróis» – mesmo dia-a-dia – que, para encalçar um sonho, enfrenta situações difíceis, combate ou mau movimento por uma força que vem corajosa , a força do amor. Mergulhando nas histórias, podemos voltar a encontrar razões heróicas para enfrentar os desafios da vida.
O homem é um narrador, porque em devir: descobre-se e enriquece-se com como tramas dos seus dias. Mas, desde o início, a nossa narração está ameaçada: na história, serpeja ou mal.
«Se come, se torna como Deus» (cf. Gn 3, 4): esta tentativa de serpente introduzida, um enredo da história, um nó difícil de desfazer. “Se possuíres …, tornar-te-ás …, sussirás …”: sussurra ainda hoje a quem se utiliza do chamado storytellingpara fins instrumentais. Quantas histórias nos narcotizam, nos convencemos de que, para ser feliz, precisamos continuamente de ter, usar e consumir. Quase não nos damos conta com quantos ávidos nos tornamos de bisbilhotices e intrigas, de quanta violência e falsidade consumida. Freqüentemente, nas «lágrimas» de comunicação, em vez de narrações construtivas, que sólidos ou laços sociais e tecido cultural, produzem-se histórias devastadoras e provocativas, que corroem e rompem os fios frágeis da convivência. Quando a informação não é verificada, os discursos repetidos, banais e falsamente persuasivos, percorridos com proclamações de ódio, estão separados, não são tecer a história humana, mas despojar o homem da sua dignidade.
Mas, enquanto as histórias usadas para fornecer próprio ou ao serviço de vida útil curta, uma história boa é capaz de transportar os limites do espaço e do tempo: à distância de séculos, permanece atual, porque alimenta a vida.
Numa época em que se revela cada vez mais sofisticada a falsificação, atingindo níveis exponenciais (ou deepfake ), as necessidades de sapata para patrocinar e criar narrações belas, verdadeiras e boas. Necessidades de coragem para rejeitar como falsas e depravadas. Precisamos de paciência e discernimento para descobrir histórias que nos ajudam a não perder o fio, no meio das inúmeras lacerações de hoje; histórias que tragam à luz a verdade do quilo que somos, a mesma heroicidade oculta do dia a dia.
Na Sagrada Escritura, é uma História de histórias . Quantas vicissitudes, povos, pessoas nos apresenta! Desde o início, a exposição-nos um Deus que é simultaneamente criadora e narradora: de fato, pronunciada em sua Palavra e como coisas existem (cf. Gn 1). Deus, através deste narrador, chama a vida como coisas e, sem apogeu, cria o homem e a mulher como seus interlocutores livres, geradores de história relacionados com Ele. Temos um Salmo criatura que acena se contar para o Criador: «Você modela como entradas do meu ser e teceste-me no seio da minha mãe. Dou-Te graças por me teres feito uma maravilha estupenda (…). Quando meus ossos estavam em formados, e eu, em segredo, me desenvolvia, recamadonas profundezas do chão, nada disso Você era oculto “( Sl 139/138, 13-15). Não é perfeito, mas é necessário ser constantemente “tecidos” e “recamados”. A vida foi-nos dada como convite para continuar tecer a “maravilha estupenda” que somos.
Nesse sentido, na Bíblia é uma grande história de amor entre Deus e uma humanidade. No center, está Jesus: em sua história ele aproveita a perição ou amor de Deus pelo homem e, no final dos tempos, uma história de amor do homem por Deus. Assim, ou homem será chamado, de geração em geração, a contar e fixar na memória os episódios mais gravados desta história : os ouvidos podem comunicar o sentido do que aconteceu.
O título desta Mensagem é tirado do livro do Êxodo, narrativa bíblica fundamental que faz com que Deus intervenha na história do seu povo. Com efeito, quando os filhos de Israel, escravizados, clamam por Ele, Deus ouve e recorda-Se: «Deus recordou-Se da sua aliança com Abraão, Isaac e Jacob. Deus viu os filhos de Israel e registrou-os “( Ex 2, 24-25). A memória de Deus brota a liberação do opressão, que verifica através de sinais e produtos. Aqui o Senhor dos Moisés ou o sentido de todos estes sinais: « Para que possas contar e fixar na memória o teu filho e o teu filho (…) os meus sinais que eu percebo no meio deles. E você sabe que eu sou o Senhor “( Ex10, 2). A experiência do Êxodo ensina que o conhecimento de Deus se transmite principalmente contando, de geração em geração, enquanto Ele continua a retornar – Se presente. O Deus da vida se comunica – se, narrando a vida.
O próprio Jesus falava de Deus, não com discursos abstratos, mas com parábolas, narrações narrativas tiradas da vida de todos os dias. Aqui a vida faz história e depois, para o ouvinte, uma história causa vida: essa narração entra na vida de quem escuta e transforma.
Também os Evangelhos – não por acaso – são narrações. Enquanto informações sobre Jesus, «números de desempenho» [1] na imagem de Jesus, configuradas em Ele: o Evangelho pede ao leitor que participe da mesma fé para compartilhar a mesma vida. O Evangelho de João diz que Narrador por excelência – ou Verbo, a Palavra – fez-se narração: «O Filho unigénito, que é Deus e não é pai do pai, foi Ele quem O contou » (1, 18) . Use ou termo «relatado», porque ou original exeghésato tanto se pode traduzir «revelado» como «relatado». Deus criou-Se disponível com a nossa humanidade, dando-lhe uma nova maneira de tecer como nossas histórias.
A história de Cristo não é um patrimônio do passado; é uma nossa história, sempre atual. Mostra que Deus levou no peito ou no homem, na nossa carne, na nossa história, no ponto de fazer homem, na carne e na história. E diz-nos também que não existem histórias humanas insignificantes ou pequenas. Depois que Deus Se fez história, toda a história humana é, de certa forma, história divina. Na história de cada homem, o Pai revê a história do seu Filho descido à terra. Cada história humana tem uma dignidade incancelável. Por isso, uma humanidade merece narra aqueles que estão à sua altura, aquelas que são estonteantes e fascinantes para quem Jesus está acima.
Vós «é uma carta de Cristo – São Paulo aos Coríntios -, confiada ao nosso ministério, escrita, não com tinta, mas com ou Espírito do Deus vivo; não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne que são os corações vermelhos “( 2 Cor 3, 3). O Espírito Santo, o amor de Deus, escreve em nós. E, saindo de nós, fixe em nós ou bem, recorda-no-lo. De fato, re-cordar significa levar ao coração, “escrever” no coração. Por obra do Espírito Santo, cada história, mesmo que mais esquecida, que parece escrita nas linhas mais tortas, pode tornar-se inspirada, pode renascer como obra prima, retornando-se como um índice de Evangelho. Assim como Confissões de Agostinho, ou Relato de Peregrino de Inácio, em História de uma alma de Teresinha do Menino Jesus,Promoções prometidas ( posições promissoras ) de Alexandre Manzoni, ou irmãos Irmãos Karamazov de Fiódor Dostoiévskij … e inúmeras outras histórias, que têm representação admirável ou encontro entre liberdade de Deus e homem. Cada um de nós conhece várias histórias sobre o evangelho: testemunham ou Amor que transforma a vida. Estas histórias pedem para ser compartilhadas, contadas, feitas viver em todos os tempos, com todas as linguagens, por todos os meios.
Em cada grande história, insira em jogo a nossa história. Ao mesmo tempo que lemos uma Escritura, como histórias de Santos e outros textos que sabem ler uma alma de um homem e trazer uma luz de sua beleza, ou o Espírito Santo fica livre para escrever nosso coração, renovando em nós a memória daquilo que somos aos olhos de Deus. Quando executar a memória do amor que nos criou e salvar, quando aparecer o amor nas nossas histórias diárias, quando aparecermos a tristeza como traços dos nossos dias, nesse momento estamos mudando a página. Já não ficamos associados a lamentos e tristezas, vinculados a uma memória doente que aprisiona o coração, mas abrimos para outros, abrimos para a própria visão do Narrador. Nunca é inútil narrar a Deus a nossa história: ainda que permaneça inalterada em crônicas de fatos, mudam o sentido e perspetiva. Narrarmo-nos ao Senhor não entra no seu olhar de amor compassivo por nós e pelos outros. A Ele pode narrar como histórias que vivemos, levar como pessoas, confiar situações. Com Ele, podemos recompor ou tecido da vida, cosendo como ruturas e os rasgões. Quanto nós, todos, precisamos disso!
Com o olhar do Narrador – o único que tem o ponto de vista final -, aproxima-se depois dos protagonistas, dos nossos irmãos e irmãs, atores relacionados à história de hoje. Sim, porque ninguém está simplesmente aparecendo no palco do mundo; a história de cada um está aberta a possibilidades de mudança. Mesmo quando narramos ou mal, podemos aprender a deixar ou espaço à redenção; podemos reconhecer, no meio do mal, também o dinamismo do bem e o espaço.
Por isso, não se trata de seguir como lógicas de contar histórias , nem fazer ou fazer publicidade, mas fazer memórias do quilo que somos os olhos de Deus, testemunhar aquilo que o Espírito lê nos olhos, revelar um cad que sua história contém maravilhas estupendas. Para fazer o acompanhamento, confiamos em uma Mulher que criou a humanidade de Deus no seio e – diz o Evangelho – fez tudo de forma conjunta para os acontecimentos. De fato, em Virgem Maria tudo guardou, meditando – ou no seu coração (cf. Lc 2, 19 ). Peçamos-A ajuda a Ela, que soube desatar os nós da vida com força suave do amor:
Ó Maria, mulher e mãe, Vós não se refere à Palavra divina, Vós narra com uma vida vossa como obras magníficas de Deus. Ouvir como nossas histórias, guardai-como vosso coração e faz vossas também como histórias que ninguém quer escutar. Ensinai-nos a reconhecer ou fio bom que guia a história. Olhai ou tumulo de nós em que semaranhou nossa vida, paralisando nossa memória. Pelas vossas mãos delicadas, todos os nós podem ser desatados. Mulher do Espírito, Mãe da confiança, inspira-nos também a nós. Ajudai-nos a construir histórias de paz, histórias de futuro. E indica-nos ou caminho para como percorrermos juntos.
Roma, em São João de Latrão, na Memória de São Francisco de Sales,
24 de janeiro de 2020.
FRANCISCUS, PP
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[1] Cf. Bento XVI, Carta enc. Spe salvi (30 / XI / 2007), 2: «A mensagem cristã não era tão” informativa “, mas” performativa “. Isso significa que o Evangelho não é apenas uma comunicação de realidades que pode saber, mas uma comunicação que gera fatos e muda a vida ».
[00107-PO.01] [Texto original: italiano]