XXVI ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO LAICATO DO BRASIL – CNLB

A Arquidiocese de Uberaba acolheu nos dias 03 a 05 de maio de 2019 a 26ª Assembleia Geral e Ordinária do Conselho Nacional de Leigos do Brasil – CNLB-LESTE II-MG/ES

O Encontro foi a assessorado por padre Alfredo J. Gonçalves, sacerdote scalabriano,  cujo lema foi :“Vós sereis minhas testemunhas”  e tema: “O agir dos Cristãos Leigos e Leigas, do Vaticano  II ao Papa Francisco”. Padre Alfredo, na análise de conjuntura, desenvolveu reflexões cujas janelas nos permitiram visualizar um contexto sócio-econômico-político de “crise” tanto mundial como local e/ou pessoais onde a individualidade é predominante, o que nos coloca em encruzilhadas de onde somos chamados a posicionarmos  diante de muitas  alternativas colocadas. Não deixemos a crise nos estagnar. Voltemos às origens do Evangelho e lá bebamos da Fonte da Água Pura, como os primeiros cristãos que, sacudidos pelo Espírito Santo,  romperam o saudosismo de um projeto, aparentemente morto, abriram  as portas fechadas e saíram  revigorados. Crises nos interpelam a recriarmos, reinventarmos novos  caminhos.

Conforme a pauta do encontro/assembleia – além dos momentos de formação e oração -, elegeram-se os delegados e delegadas ao VII Encontro Nacional do Laicato do Brasil, a realizar-se em Cuiabá, de 20 a 23 de junho, como também a prestação de contas do ano de 2018.

Além dos cristãos leigos e leigas das dioceses das arqui (dioceses) de Belo Horizonte, Cachoeiro do Itapemirim, Campanha, Caratinga, Colatina, Coronel Fabriciano/Itabira, Diamantina, Divinópolis, Guanhães, Leopoldina, Mariana, Montes Claros, Pouso Alegre, São Mateus, Teófilo Otoni, Uberaba e Uberlândia, participaram do encontro o Monsenhor Célio Pereira de Lima – coordenador de pastorais da arquidiocese de Uberaba – e padre Patrício Geraldo Fialho, da Diocese de Caratinga. Leci C. Nascimento, presidente do CNLB LESTE II, conduziu os trabalhos, assessoria dos membros da presidência do Regional e preparado pelos cristãos da diocese de Uberaba, totalizando cerca de 70 pessoas. Da Diocese de Guanhães, participaram Mariza Pimenta e Maria Madalena Pires, da equipe de criação do Conselho Diocesano de Leigos.

Maria Madalena Pires e Mariza Pimenta – Diocese de Guanhães.

“VÓS SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS” (At 1,8)

“O agir dos Cristãos Leigos e Leigas, do Concílio Vaticano II ao Papa Francisco” foi o ponto de partida para a reflexão no ENCONTRO DO LAICATO  EM SUA XXVI ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO CONSELHO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL – CNLB LESTE II – MINAS E ESPÍRITO SANTO, realizada em Uberaba (MG), de 3 a 5 de maio de 2019, no Centro de Pastoral João Paulo II, Arquidiocese de Uberaba.

Com a participação de Cristãos Leigos e Leigas das arqui(dioceses) de Belo Horizonte, Cachoeiro do Itapemirim, Campanha, Caratinga, Colatina, Coronel Fabriciano/Itabira, Diamantina, Divinópolis, Guanhães, Leopoldina, Mariana, Montes Claros, Pouso Alegre, São Mateus, Teófilo Otoni, Uberaba e Uberlândia, como também do padre Patrício Fialho– da diocese de Caratinga – e Monsenhor Célio Pereira de Lima – Coordenador de Pastorais da Arquidiocese de Uberlândia -, padre Alfredo J. Gonçalves, sacerdote scalabrino, assessorou o encontro fazendo uma análise de conjuntura.

Padre Alfredinho, como é carinhosamente chamado, ressaltou a importância da participação dos cristãos leigos e leigas na Igreja e na Vida Política:

. Em tempos de crise, é preciso retornar à Boa Nova de Jesus, aos critérios do Evangelho, para vencer os desafios; alguns setores da Igreja estão indo na contramão dos ensinamentos do Mestre;

. O problema não é ser contra a Política, mas ser contra a maneira de fazer política; o cristão leigo é aquele que, a partir do Evangelho de Jesus, vai “fermentar a massa da Sociedade”;  imitar é a pior forma de seguir, é uma forma de trair;

. O Reino de Deus tem suas raízes na “não fronteira”; o “não lugar” é o melhor lugar para lançar as sementes do “novo lugar”, o Reino de Deus;

. A Cruz tem que nos levar à encruzilhada, às periferias da Sociedade; é preciso ouvir o pobre; muita gente fala em ir às fontes, mas que sejam as fontes da Verdade (prática) de Jesus (das primeiras comunidades aos apóstolos que saíram para anunciar a Ressurreição).

. É preciso avançar nas formas de Ser Igreja; que sejamos a Igreja Viva de Jesus, testemunhando seus ensinamentos em todos os lugares.

(Os vídeos das palestras do padre Alfredinho estão na página do CNLB LESTE II; acessem, saibam mais).

Cristã leiga, de Montes Claros, Leninha – Deputada Estadual em Minas Gerais – também participou do evento e partilhou seu testemunho de atuação na Igreja e na Política, seus desafios numa sociedade capitalista onde o pobre não tem vez e nem voz. Recordando que “A Política é a forma mais perfeita da caridade”. (Papa Pio XI).

Tendo em vista que o leigo é aquele que, a partir do Evangelho, vai “fermentar a massa da Sociedade”, “Ser Sal da Terra e Luz do Mundo” e “Vós sereis minhas testemunhas” At 1,8, é que os trabalhos do ENCONTRO DO LAICATO DO LESTE II e XXVI ASSEMBLEIA DO CNLB foram conduzidos pela presidente do Regional Leste II, Lecy C. Nascimento. Além dos momentos de formação e reflexão, de acordo a pauta, fez-se a prestação de contas de 2018 e  Eleição de 10 delegados para participarem da ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA do 7º ENCONTRO NACIONAL, a realizar-se em Cuiabá, de 20 a 23 de junho.

 A todo momento “Deus chama a gente pra um momento novo de caminhar junto com seu povo. É hora de transformar o que não dá mais…”

Agradecimentos a todos, que se “puseram a caminho” e contribuíram para mais um ENCONTRO DE IRMÃOS E IRMÃS; que acreditam que “nosso agir, na Igreja e na Sociedade, irradia vida e esperança para toda a humanidade”. “Não deixemos que nos roubem a esperança”.(Papa Francisco). Ações concretas, sinais de esperança, nos animam e fortalecem na caminhada com Jesus de Nazaré. “É preciso colocar as lamparinas em lugares mais altos para que iluminem melhor”.(Mt 5,15).

Mariza Pimenta – Equipe de Comunicação do CNLB-Leste II.

06/o5/2019

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: