Fábio Alves de Oliveira é ordenado presbítero em São Sebastião do Maranhão/MG

No dia 27 de abril, às 17h, foi realizada a ordenação presbiteral do diácono Fábio Alves de Oliveira, para a Diocese de Araçuaí, pela imposição das mãos e oração consecratória de Dom Marcello Romano, Bispo Diocesano de Araçuaí/MG.

O Padre Fábio Alves de Oliveira é natural de São Sebastião do Maranhão/MG (distrito de Santo Antonio dos Araújos), Diocese de Guanhães. Filho de Helena Cruzantino, o segundo de três irmãos. Foi ordenado para Diocese de Araçuaí/MG. Nasceu no dia 5 de setembro de 87. Fez os estudos iniciais na escola de Santo Antônio dos Araújos. Filosofia e teologia em Caratinga/MG. A experiência vocacional em Conceição do Mato Dentro/MG propedêutico Ubaporanga/MG. Ordenação diaconal no dia primeiro de dezembro em Araçuaí. Passou por estágio vocacional em São João Evangelista/MG e agora Minas Novas/MG.

Congratulamos com o novo presbítero, ordenado para a Igreja de Cristo e fazemos votos de que tenha um fecundo ministério.

*** *** ***

VOCAÇÃO: UM CHAMADO DE DEUS À VIDA

É plausível salientar que, de forma geral, fazemos parte de um chamado de Deus. ELE, na sua benevolência, nos concedeu a oportunidade de fazer experiência desse evento relevante, a vida humana. Em meio ao horizonte existencial colocado nas nossas mãos, de bom grado, cabe a cada ser humano assumir sua vocação específica a partir do chamamento de Deus à dádiva da vida. Como filhos (as) do Deus Uno, como esforço nos felicitamos por fazer parte da graça divina.

Diante disso, vale asseverar a magnitude existencial e nos colocarmos numa escala de relevância, essa que simboliza a capacidade humana de propor dinâmica à vida como: o trabalho, o estudo, a família, o ato de crer e, por conseguinte, dá seguimento os mecanismos utilizados no âmbito da inteligência em benefício de uma sociedade pautada no Amor, na responsabilidade, como também na alegria do Cristo Ressuscitado. A Páscoa reserva esse significado único e exponencial que se dá no universo da dinamicidade da vida; a experiência da passagem, a vida nova, a superação dos conflitos humanos.
Com isso, nesse tempo pascal, acentuar a dimensão do sacerdócio ministerial e os mais variados ministérios que nos são entregues por Deus. O sacerdócio está centrado na esfera do serviço vislumbrando o Amor ( Amoris Officium ) o trabalho do pastor, gastar a vida no zelo em prol do rebanho que é o povo de Deus. Os santos da Igreja exercem um protagonismo excelso que é: o exemplo de vida, a reflexão ao Amor à vida, a história. E falando na temática do Amor é oportuno parafrasear São Francisco de Assis assim: “O Amor não é Amado é preciso Amar o Amor”.

Por fim, Guimarães Rosa em um dos seus relatos pondera: “Não basta a chegada, a saída, mas a travessia”. A nós, criaturas de Deus Pai, reserva sempre o objetivo de incutir as ideias, propostas, ações, presença, dinamizar a história, levando em consideração que é necessário estarmos imbuídos de uma compreensão atenta às possibilidades, essas que são capazes de transformar dando sentido ao termo Páscoa. Que o Amor do Ressuscitado nos acompanhe na jornada da vida. Feliz Páscoa a todos!

Paulo Henrique Gomes, Professor de Filosofia

 

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: