Recitação do Regina Coeli no Domingo da Misericórdia com Papa Francisco

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

O Evangelho de hoje (cf. Jo 20, 19-31) nos diz que no domingo de Páscoa Jesus apareceu aos seus discípulos no Cenáculo à noite, trazendo três presentes: paz , alegria , missão apostólica.

As primeiras palavras que ele diz são: ” Paz para você“(V. 21). O Ressuscitado traz a paz autêntica, porque através do seu sacrifício na cruz ele realizou a reconciliação entre Deus e a humanidade e superou o pecado e a morte. Isso é paz. Seus discípulos primeiro precisaram dessa paz porque, depois da captura e da sentença de morte do Mestre, haviam caído em desorientação e medo. Jesus se apresenta vivo entre eles e, mostrando suas feridas – Jesus quis preservar suas feridas -, no corpo glorioso, ele dá a paz como fruto de sua vitória. Mas naquela noite o apóstolo Tomé não estava presente. Informado deste evento extraordinário, ele, incrédulo diante do testemunho dos outros Apóstolos, afirma verificar pessoalmente a verdade do que afirmam. Oito dias depois, é como hoje, a aparição se repete: Jesus vem ao encontro da incredulidade de Thomas, convidando-o a tocar suas feridas. Eles constituem a fonte da paz, porque eles são o sinal do imenso amor de Jesus que derrotou as forças hostis ao homem, pecado, morte. Ele o convida a tocar as feridas. É um ensinamento para nós, como se Jesus dissesse a todos nós: “Se você não está em paz, toca minhas feridas”.

Tocar as feridas de Jesus, que são os muitos problemas, dificuldades, perseguições, doenças de tantas pessoas que sofrem. Você não está em paz? Vá, vá e visite alguém que é o símbolo da ferida de Jesus, toque na ferida de Jesus, daquelas feridas vem a misericórdia. É por isso que hoje é o domingo da misericórdia. Um santo disse que o corpo de Jesus crucificado é como muita misericórdia, que através das feridas nos atinge a todos. Todos nós precisamos de misericórdia, sabemos disso. Vamos nos aproximar de Jesus e tocar suas feridas em nossos irmãos sofredores. As feridas de Jesus são um tesouro: a misericórdia vem de lá. Somos corajosos e tocamos as feridas de Jesus, com estas feridas Ele está diante do Pai, mostra-as ao Pai, como se dissesse: “Pai, este é o preço, estas feridas são o que paguei pelos meus irmãos. ” Com suas feridas, Jesus intercede diante do Pai. Dá-nos a misericórdia se nos aproximarmos e interceder por nós. Não esqueça as feridas de Jesus.

O segundo presente que Jesus ressuscitado traz aos discípulos é alegria . O evangelista relata que “os discípulos se alegraram em ver o Senhor” (v. 20). E há também um verso, na versão de Lucas, que diz que eles não poderiam acreditar de alegria. Nós também, quando talvez algo incrível aconteceu, algo legal, podemos dizer: “Eu não posso acreditar, isso não é verdade!”. Tais eram os discípulos, eles não podiam acreditar de alegria. Esta é a alegria que Jesus nos traz. Se você está triste, se você não está em paz, olhe para Jesus crucificado, olhe para Jesus ressuscitado, olhe para suas feridas e tenha essa alegria.

E então, além de paz e alegria, Jesus traz o presente para os discípulos em missão . Ele lhes diz: “Como o Pai me enviou, eu também te envio” (v. 21). A ressurreição de Jesus é o começo de um novo dinamismo de amor, capaz de transformar o mundo com a presença do Espírito Santo.

Neste segundo domingo de Páscoa, somos convidados a nos aproximar de Cristo com fé, abrindo nossos corações para a paz, alegria e missão. Mas não nos esqueçamos das feridas de Jesus, porque a paz, alegria e força para a missão vêm de lá. Nós confiamos esta oração à intercessão materna da Virgem Maria, rainha do céu e da terra.

Oração do Regina Coeli

V/. Rainha do Céu, alegrai-Vos, aleluia.

R/. Porque quem merecestes trazer em vosso seio, aleluia.

V/. Ressuscitou como disse, aleluia.

R/. Rogai a Deus por nós, aleluia.

V/. Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia.

R/. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia.

Oremos. Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do Vosso Filho Jesus Cristo, Senhor Nosso, concedei- -nos, Vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Fonte: http://press.vatican.va/content/salastampa/it/bollettino/pubblico/2019/04/28/0349/00711.html

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: