XXVI ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO CNLB – LESTE II

“Nesse mesmo dia, dois discípulos iam para um povoado chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. Conversavam a respeito de tudo que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram. Então Jesus perguntou: ‘O que é que vocês andam conversando pelo caminho’”? (Lc 24,13-17)

O trecho do Evangelho ressalta a necessidade que os dois viajantes tinham de procurar um sentido para os acontecimentos que vivenciaram e a atitude de Jesus, que se põe a caminho com eles (Doc. CNBB.n.49). O Cristo Ressuscitado deseja percorrer o caminho com cada cristão – leigo ou ordenado – acolhendo suas expectativas, permitindo-lhes testemunharem os seus ensinamentos. Portanto, “todos os batizados são corresponsáveis na evangelização da sociedade, mas aos Leigos e Leigas é atribuída a tarefa imensa e difícil de levar os cristãos leigos e leigas a agirem na transformação, por dentro das estruturas sociais” (CNLB. Agenda 2019).

“O que é que vocês andam conversando pelo caminho”.

Diante da realidade em que vivemos, Jesus exorta-nos a caminhar com Ele; “cumpre à Igreja e, especialmente, ao laicato novo papel profético: a tarefa de relançar a esperança diante de um país que convive com a normalidade da fraude e da corrupção. Precisamos de cristãos que façam a diferença sem populismo, nem messianismo. Para isso, será preciso saber ler os sinais dos tempos na nossa vida e histórias concretas. Tarefa fundamental do laicato será a de tornar mais humana a família humana e sua história concreta”. (Fernando Altemeyer, para o V Encontro Nacional do CNLB/2007).

Somos convidados a participar da ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO CNLB-LESTE II, que se realizará na cidade de Uberaba (MG), de 3 a 5 de maio, cujo tema é: “O agir dos Cristãos Leigos e Leigas, do Vaticano II ao Papa Francisco” e lema: “Vós sereis minhas testemunhas”(cf. Atos 1,8).  Momento formativo a cargo do padre Alfredinho; oportunidade para fortalecer a caminhada em nossa vocação de cristãos leigos e leigas para atuação na Igreja e no mundo.

É muito importante a participação de representantes de todas as dioceses do Regional Leste II, mesmo daquelas onde ainda não foi criado o CONSELHO DIOCESANO DOS LEIGOS.

“Basta um só homem para que a esperança exista. E esse homem, essa mulher pode ser você. Após isso, haverá um outro ‘você’ e um outro você…e isso resultará em um nós. Então, a esperança começa quando se tem um nós? Não. A esperança começou com um ‘você’. Quando há um nós, começa uma revolução”. (Papa Francisco).

Mariza C. Pimenta Dupim – Equipe de articulação do CDL – Diocese de Guanhães (MG)

 

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: