Primeira Reunião Diocesana da Pastoral do Dízimo na Diocese de Guanhães

Aconteceu nos dias 21 a 23 de Março de 2017, no Centro de Acolhimento São José, em Belo Horizonte, Formação e Espiritualidade sobre a Pastoral do Dízimo com a participação do Regional Leste II (Minas Gerais e Espírito Santo).

Para este encontro, o então Bispo Diocesano, Dom Jeremias Antonio de Jesus, delegou para representar a Diocese o Seminarista Edmilson Henrique Cândido, hoje Diácono Assessor Diocesano para a Pastoral do Dízimo, e Márcia Sales Barbosa (cristã leiga da comunidade Matriz São Miguel e Almas).

O objetivo específico do encontro foi formar em nosso Regional Leste II uma Equipe para a Pastoral do Dízimo, com um representante de cada Província Eclesiástica. Sendo assim, foram escolhidos para representar as Províncias:  Pe Tadeu ( Província Juiz de Fora), Renata (Província de Belo Horizonte), Maria da Luz (Província de Vitória), Pe Benedito (Província Montes Claro), Pe Jair (Província Pouso Alegre) e o Seminarista Edmilson (Província de Diamantina), faltando escolher para as Províncias de Mariana e Uberaba.

Dízimo é a devolução, contribuição e partilha a Deus de uma pequena parcela dos nossos bens em forma de ação de graças pelo muito que D`Ele recebemos. É aquela parte reservada e consagrada para a manutenção da religião e dos necessitados. Deus é dono de tudo, por isso reservar a Ele parte dos bens é uma retribuição justa por tudo que Ele nos tem dado. Assim diz a Bíblia: “Todos os dízimos da Terra são propriedades do Senhor… São coisas consagradas ao Senhor” (Lv 27,30).

Sendo assim, no Dia 30 de Março de 2019 fizemos o Primeiro Encontro Diocesano da Pastoral do Dízimo em Guanhães no Salão da Catedral. O Encontro iniciou às 8h, com término às 12h. Compareceram missionários da Pastoral do Dízimo das seguintes paróquias: São João Evangelista, Guanhães ( São Miguel e NSª Aparecida), Santa Maria do Suaçuí, Sabinópolis, Paulistas, Dores de Guanhães, Morro do Pilar, Santo Antônio do Rio Abaixo, Virginópolis, São Pedro do Suaçuí, Peçanha, Cantagalo, São José do Jacuri, Materlândia,  Braúnas, Rio Vermelho, São Sebastião do Maranhão, Água Boa; com um total de 52 missionários coordenadores paroquias.

O Objetivo principal deste encontro foi ter uma visão geral de como anda o Processo de Conversão Dizimal em nossa Diocese de Guanhães. Também, formar uma Equipe Diocesana para a Pastoral do Dízimo com dois missionários de cada área para facilitar o trabalho em toda a Diocese. Elegeram-se os seguintes missionários: Diác. Edmilson (Assessor Diocesano), Área CMD ( Ismênia e Maria Aparecida), Área São Miguel ( Angela, Zefina e Claudia), Área SJE ( Rosa e Elvira) e Área Virginópolis ( Conceição e Tatiana).

Juntamente com o nosso Administrador Apostólico Dom Darci, Clero e todo Povo de Deus da Igreja Particular de Guanhães, queremos somar forças e organizar uma Pastoral do Dízimo Diocesano ou seja, um Dízimo de Pastoral despertando em cada um de nós a conversão, maturidade, pertença e muito amor pela nossa Igreja por meio da prática de uma espiritualidade dizimal.

Que São Miguel e Maria Santíssima intercedam pela nossa Diocese.

Assessor Missionário Diocesano da Pastoral do Dízimo  Diácono   Edmilson

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: