O Arcebispo Metropolitano de Diamantina, Dom Darci José Nicioli, CSsR, iniciou os trabalhos pastorais como Administrador Apostólico da Diocese de Guanhães nessa terça-feira 31/07.
Diante do Colégio de Consultores, do Clero diocesano de Guanhães, o bispo de Araçuaí, dom Marcello Romano, padres da Arquidiocese de Diamantina, autoridades civis da região e de uma multidão de fiéis, Dom Darci presidiu a Celebração Eucarística que teve início às 19 h na Catedral São Miguel em Guanhães.
No início da celebração, Dom Darci recebeu as “boas- vindas” por parte do presbitério, na pessoa do representante dos presbíteros, Padre Salomão Rafael e um abraço de todos os presbíteros. Padre Saint-Clair fez a leitura do documento do Papa, no qual nomeia dom Darci para a missão de administrador apostólico da diocese.
Em sua homilia, dom Darci chamou a atenção para o versículo bíblico: ” Se Deus é por nós, quem será contra nós”, e enfatizou a bonita história da diocese, ao longo desses 33 anos de caminhada pastoral e a presença dos bispos e pessoas importantes na história da mesma.
Ao final da Celebração, os fiéis, membros de pastorais e grupos religiosos entraram com faixas, cartazes e entregaram presentes ao Administrador Apostólico que caminhará conosco até que um novo bispo seja nomeado e tome posse.
Breve histórico de Dom Darci
Nascido em 1º de maio de 1959, em Jacutinga (MG), Dom Darci José optou pela vida religiosa redentorista aos 13 anos de idade. Fez o Ensino Médio no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), e foi ordenado padre em sua cidade natal. Logo depois, foi para Roma e cursou Teologia Dogmática no Pontifício Ateneu Santo Anselmo. De volta ao Brasil, exerceu inúmeros serviços na Província Redentorista de São Paulo.
De 1997 a 2005, trabalhou como ecônomo do Santuário Nacional de Aparecida. Em 1999, idealizou a Campanha dos Devotos. Em 2005, retornou a Roma na função de Reitor da Casa Geral da Congregação do Santíssimo Redentor e do Santuário Internacional de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ali permanecendo por três anos.
Em dezembro de 2008, foi nomeado reitor do Santuário Nacional. No dia 14 de novembro de 2012, o Papa Bento XVI nomeou-o Bispo Auxiliar de Aparecida. Em abril de 2015, foi eleito Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB. No dia 9 de março de 2016, foi eleito Arcebispo de Diamantina (MG) e tomou posse no dia 22 de maio do mesmo ano, na Catedral de Santo Antônio.
Pascom Diocese de Guanhães.
Mais fotos estão na página da Diocese no Facebook: https://www.facebook.com/DioceseDeGuanhaes/